Os Nunes Tinoco, uma dinastia de arquitectos régios dos séculos XVII e XVIII

Research output: Book/ReportBook

Abstract

Estudo monográfico sobre o percurso biográfico e profissional dos Nunes Tinoco, uma das mais importantes famílias portuguesas de arquitectos régios do século XVII e inícios do século XVIII. Com uma actividade que se estendeu desde o domínio filipino até ao reinado de D. João V, marcariam a arquitectura portuguesa transmitindo, geracionalmente, toda uma tradição de conhecimentos teóricos e práticos, à semelhança do que aconteceria com outras famílias, como os Frias e os Couto.
Sistematizados os dados biográficos dos seus membros, tendo em atenção o contexto social e da actividade profissional em que se inseriram, esclarece-se algumas questões importantes sobre a prática e características da arquitectura neste período, salientando a importância que a estrutura familiar desempenhou nos aspectos fundamentais para essa mesma análise: passagem de mestre pedreiro a arquitecto e consequente emergência de um novo estatuto social; formação, desempenho e transmissão de cargos; contribuição do binómio família/formação para o discurso da arquitectura portuguesa.
Por fim, esclarece-se ainda qual a evolução do seu estatuto profissional, relacionando-­o com a evolução da própria arquitectura, e com as transformações culturais e sociais observadas ao longo do período em estudo.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherDocumenta
Number of pages552
ISBN (Print)9789898902269
Publication statusPublished - Sep 2018

Keywords

  • Maneirismo
  • Barroco
  • Tinocos
  • Portugal
  • Arquitecto

Cite this