Os manuscritos musicais em pergaminho do Arquivo Musical da Biblioteca do Real Palácio de Vila Viçosa

Research output: Contribution to conferencePaper

Abstract

Desde o século XVI que a Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa foi considerada como Capela Real facto que seguramente terá contribuído para a construção de um importante fundo de manuscritos e impressos musicais que se encontram actualmente na Biblioteca do Real Palácio de Vila Viçosa. Entre estes fundos existe um conjunto de onze livros em pergaminho cuja única descrição disponível até à data é a do catálogo de José Augusto Alegria publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian em 1989. Ao abrigo de um protocolo firmado entre a Fundação Casa de Bragança e o Centro de Estudos de Sociologia Musical da NOVA- FCSH foi possível a digitalização e descrição destes livros.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 19 Oct 2017
EventInterdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisbon, Portugal
Duration: 19 Oct 201719 Oct 2017

Conference

ConferenceInterdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts
CountryPortugal
CityLisbon
Period19/10/1719/10/17

Keywords

  • Música antiga
  • manuscritos musicais
  • música litúrgica
  • Vila Viçosa

Cite this

Chaves, Z. (2017). Os manuscritos musicais em pergaminho do Arquivo Musical da Biblioteca do Real Palácio de Vila Viçosa. Paper presented at Interdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts , Lisbon, Portugal.