Os livros de coro da Catedral de Sevilha: aspectos da tradição melódica

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

50 Downloads (Pure)

Abstract

A Biblioteca Capitular da Institución Colombina, em Sevilha, conserva uma magnífica colecção de livros de coro monódicos da Catedral, dos séculos XV e XVI, fabricados em scriptorii sevilhanos. A produção científica tem-se debruçado, quase exclusivamente, sobre os aspectos artísticos (estes
notáveis) e codicológicos da colecção. Em contraste, o status quaestionis na vertente litúrgicomusical é francamente árido. Com base num estudo comparativo de melodias de responsórios, o artigo aqui apresentado pretende assim dar um contributo à investigação musicológica de que estes pergaminhos tanto carecem. Através do confronto com outras fontes ibéricas e sul francesas, tanto medievais como modernas, pretende delinear-se uma teia de relações centrada na tradição litúrgicomusical destes livros. Procurar-se-á evidenciar, nomeadamente, dependências melódicas enquadráveis em certos aspectos do rito hispalense — ou Uso litúrgico de Sevilha — que remontam ao século XIII.
Original languagePortuguese
Title of host publicationActas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos
PublisherTagus-Atlanticus Associação Cultural
Pages248-258
Number of pages11
ISBN (Print)978-989-99769
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • Canto Gregoriano
  • Catedral de Sevilha
  • Antifonários
  • Reconquista cristã

Cite this

Veiga, D. M. P. C. A. D. (2016). Os livros de coro da Catedral de Sevilha: aspectos da tradição melódica. In Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos (pp. 248-258). Tagus-Atlanticus Associação Cultural.