Os «fingidos» no grande órgão de Tibães, entre ilusão e matéria

Agnès Anne Françoise Le Gac Arinto, Joana Fanico, Catarina Miguel, António Candeias

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

13 Downloads (Pure)

Abstract

O surgimento da organaria em Portugal, e do sentimento subjacente ao espírito religioso da época, permitiu a proliferação de órgãos promovendo obras de qualidade artística e musical incomparáveis.
Um dos mais belíssimos exemplares é o grande órgão do Mosteiro de São Martinho de Tibães. Constitui uma das mais significativas expressões do Rococó no plano da arte da talha e da decoração de mobiliário, com o recurso sistemático à imitação pictórica de materiais nobres, assim como uma excelente fonte documental quanto à sua execução.
Com este estudo pretende-se compreender a técnica dos marmoreados fingidos. Tendo em conta o facto de existir no órgão três elementos visualmente semelhantes mas materialmente bem separados: a caixa, a varanda e a bacia, tratou-se também de perceber se os respectivos revestimentos pictóricos foram feitos ou não pelos mesmos pintores.
Foram consultadas várias fontes e tratados existentes da época, e estudadas trinta amostras por técnicas laboratoriais complementares.
Original languagePortuguese
Title of host publicationCongresso Ibero-Americano PATRIMA 2016
Subtitle of host publicationPatrimónio, as suas matérias e imatérias
EditorsMarluci Menezes, José Delgado Rodrigues, Dória Costa
Place of PublicationLisboa
PublisherLaboratório Nacional de Engenharia Civil, Patologia e Reabilitação das Construções
Pages1-20
Volume1
ISBN (Print)978-972-49-2288-1
Publication statusPublished - 2 Nov 2016

Publication series

NameColeções Reuniões Nacionais e Internacionais
NumberRNI 98

Keywords

  • Órgão; Tipologia decorativa; Fingido; Marmoreado; Século XVIII

Cite this

Arinto, A. A. F. L. G., Fanico, J., Miguel, C., & Candeias, A. (2016). Os «fingidos» no grande órgão de Tibães, entre ilusão e matéria. In M. Menezes, J. Delgado Rodrigues, & D. Costa (Eds.), Congresso Ibero-Americano PATRIMA 2016: Património, as suas matérias e imatérias (Vol. 1, pp. 1-20). [47-005] (Coleções Reuniões Nacionais e Internacionais; No. RNI 98). Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Patologia e Reabilitação das Construções.