Acesso Aberto: conhecimento e práticas na NOVA FCSH. Relatório de análise ao inquérito por questionário

Translated title of the contribution: Open Access: knowledge and practices at NOVA FCSH. Analysis report on the questionnaire survey

Research output: Book/ReportOther report

Abstract

Este relatório apresenta os resultados do inquérito promovido pelo Grupo de Trabalho Ciência Aberta da NOVA FCSH e dirigido à comunidade científica desta faculdade, por via de um questionário disponibilizado em linha, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, focado nas práticas de acesso aberto a publicações e dados de investigação.
A evolução célere no sentido da Ciência Aberta requer a definição de uma estratégia que posicione a NOVA FCSH no alinhamento das políticas adotadas e promovidas pelas agências públicas de financiamento da investigação nacional e europeia, e que dê resposta às necessidades da comunidade, ultrapassando o desfasamento entre o ritmo de mudança das orientações e o de implementação na instituição.
Ainda que a amostra não seja tão representativa quanto desejável, os dados coligidos neste estudo permitem uma maior aproximação à relação da comunidade da NOVA FCSH com o acesso aberto e a ponderação de medidas e estratégias possíveis.
Translated title of the contributionOpen Access: knowledge and practices at NOVA FCSH. Analysis report on the questionnaire survey
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa
Number of pages80
Publication statusPublished - Jun 2021

Keywords

  • Acesso Aberto
  • Ciência Aberta
  • Políticas de Acesso Aberto
  • Ciências Sociais e Humanas
  • Práticas de depósito
  • Publicação científica
  • Gestão de dados da investigação

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Open Access: knowledge and practices at NOVA FCSH. Analysis report on the questionnaire survey'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this