O valor dos exempla: O túmulo da infanta Isabel no mosteiro de Santa Clara e Santa Isabel de Coimbra

Research output: Contribution to conferenceAbstractpeer-review

11 Downloads (Pure)

Abstract

O objecto da comunicação é o túmulo da infanta D. Isabel (1324-1326), filha dos reis D. Afonso IV e D. Beatriz e neta da rainha D. Isabel, viúva do rei D. Dinis, atualmente conservado na igreja da Rainha Santa Isabel, em Coimbra, mas antigamente alojado na capela funerária da rainha D. Isabel no templo do antigo mosteiro de Santa Clara e Santa Isabel da cidade.
A nossa apresentação focar-se-á no estudo do sarcófago, desenvolvendo a leitura do programa iconográfico do jacente e da arca, na sua componente figurativa e heráldica.
Nomeadamente, deter-se-á no papel desenvolvido pela rainha D. Isabel, junto da qual a criança passou a sua breve existência, no processo de comemoração da infanta, uma vez que o monumento foi o resultado da encomenda conjunta dos pais e da avó.
Efetivamente, o túmulo foi concebido e realizado, entre 1326 e 1327, para ser colocado no coro da igreja monástica a pedido da rainha viúva que, naquela mesma altura, estabelecera a sua sepultura além da grade. Nesta perspectiva, as religiosas clarissas, às quais D. Isabel confiara a tarefa de custodiar a sua memória e às cujas orações entregara a salvação das almas sua e da neta, tornaram-se as intermediárias e, ao mesmo tempo, as destinatárias
privilegiadas da mensagem didático-pedagógica ínsita na iconografia do monumento da infanta D. Isabel.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 2019
EventCongresso Internacional «Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas» - Universidade de Évora, Évora, Portugal
Duration: 22 Apr 201924 Apr 2019
https://www.cidehus.uevora.pt/atividades/eventos/(item)/25370

Conference

ConferenceCongresso Internacional «Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas»
Country/TerritoryPortugal
CityÉvora
Period22/04/1924/04/19
Internet address

Keywords

  • Rainha D. Isabel
  • Infanta D. Isabel
  • Mosteiro de Santa Clara e Santa Isabel de Coimbra
  • Clarissas
  • Tumulária

Cite this