O Valor da Onda

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

O surf assume hoje um papel relevante no contexto nacional, constituindo nas zonas costeiras um fator de atratividade promotor do empreendedorismo local. Nesta sessão será apresentado o projeto O Valor da Onda na dimensão económica, social, ambiental e cultural para os locais de prática de surf em Portugal, nomeadamente a Costa da Caparica.

Este projeto multidisciplinar coordenado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) conta com uma parceria alargada envolvendo ativamente esta Universidade, a SOS – Salvem o Surf, o Instituto de Ciências Sociais (ICS-Universidade de Lisboa), a Universidade Fernando Pessoa, a Associação Mais Mar, embora se preveja o envolvimento de outras entidades.

Numa altura em que a política nacional tem vindo a dar prioridade a estratégias e investimentos relacionados com o mar, a “ONDA” constitui uma oportunidade de negócio. O Surf, apoiado numa infraestrutura natural – a ONDA – torna os surfistas, dela dependente, como seus guardiães e aliados privilegiados de um desenvolvimento sustentável costeiro. Ao preservar a Onda estamos a proteger um valor natural com enorme potencial económico para o concelho.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 2015
EventCongresso de Almada – Pensar o Futuro - Fórum Romeu Correia - Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada, Portugal
Duration: 12 Jun 201514 Jun 2015

Conference

ConferenceCongresso de Almada – Pensar o Futuro
CountryPortugal
CityAlmada
Period12/06/1514/06/15

Cite this