O suporte digital na leitura e compreensão textual

Research output: Contribution to conferenceAbstractpeer-review

Abstract

O seguinte trabalho resulta da investigação realizada no âmbito de um projeto de pós-doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e do projeto de investigação Promoção da Literacia Científica, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa de Investigação nos domínios da Língua e Cultura portuguesas (2016-2017).
Partindo dos pressupostos de que:
1) a abordagem do estudo da língua pode ser feita a partir da observação de textos empíricos associados a atividades sociais;
2) a aprendizagem da língua em contexto formal passa pela observação desses mesmos textos e pela reflexão sobre a sua dimensão textual e contextual;
procuramos evidenciar as potencialidades e os desafios do suporte digital no desenvolvimento de capacidades de leitura de géneros textuais diversos.
Segundo Maingueneau (2002), o suporte não deve ser encarado como um mero meio de transmissão e circulação dos textos, uma vez que a sua alteração interfere na organização textual e na compreensão dos conteúdos. Marcuschi (2008) também sublinha que o suporte não é neutro, acrescentando que está por discutir e analisar a natureza e o alcance dessa interferência.
Neste sentido, o objetivo da nossa comunicação é contribuir para esta discussão, a partir do estudo de um corpus de textos de divulgação científica pertencentes ao projeto Promoção da Literacia Científica (disponível em http://www.literaciacientifica.pt/). Para tal, privilegiando uma abordagem metodológica qualitativa/comparativa e retórico-hermenêutica (Rastier, 2001), apresentamos uma análise que contempla o plano de texto, ou seja, a organização textual e a organização temática (Bronckart, 1997, 2004, 2008; Rosa, 2017; Rosa et al., 2017).
Através da observação das semelhanças e diferenças nos textos em função do suporte (impresso e digital) (Gonçalves, 2011, 2014), evidenciamos as implicações que estas têm na leitura/compreensão, bem como na construção de conhecimentos sobre o texto, contribuindo, assim, para, para o que é preconizado quer no PMCPES, quer no Perfil do Aluno.
Original languagePortuguese
Pages109-109
Number of pages1
Publication statusPublished - May 2018
Event4.º Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa. - Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal
Duration: 23 May 201825 May 2018
http://mares4.web.ua.pt/wp-content/uploads/2018/05/Mares4_2018_LivroResumos.pdf

Conference

Conference4.º Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa.
CountryPortugal
CityAveiro
Period23/05/1825/05/18
Internet address

Keywords

  • suporte digital
  • capacidades de leitura e interpretação
  • plano de texto
  • linguística do texto e do discurso
  • transposição didática

Cite this