O Sistema de Informação do Museu de Lagos: avaliação e proposta de otimização

Translated title of the contribution: The Lagos Museum information system: evaluation and optimization proposal

Research output: ThesisMaster's Thesis

Abstract

O presente trabalho de projeto dedica-se ao estudo dos sistemas de informação organizacionais em contexto museológico, tendo como caso de estudo empírico o Museu de Lagos (Algarve, Portugal). Orientado para a mudança, adota a metodologia de investigação-ação, tendo como objetivo compreender a relevância da gestão do sistema de informação arquivística da instituição museu para o cumprimento da sua missão e objetivos específicos.
Tratando-se de procurar formas de otimizar o sistema de informação, desenvolve-se o estudo do contexto de produção informacional com recurso à análise orgânico-funcional para conhecer a estrutura do sistema, os seus limites e as suas relações sistémicas. A partir deste método, organiza-se a globalidade da informação arquivística do Museu de Lagos numa perspetiva holística e integrada, com recurso às operações de classificação e descrição da informação.
Esta intervenção permitirá ao Museu de Lagos o acesso e uso dos seus recursos de informação de forma contextualizada, integrada, continuada e de acordo com a sua missão e objetivos institucionais.
Agindo no cruzamento entre as Humanidades e as Ciências Sociais, os resultados alcançados neste trabalho contribuem para o alargar da renovação epistémica em curso nos museus portugueses, ao complementar a abordagem aos sistemas de informação em torno dos acervos com a abordagem à integralidade do sistema de informação museu nas suas dimensões estruturais, funcionais e informacionais, à luz da qual os acervos são inteligíveis.
Esta proposta permite aos museus cumprirem-se não só como um “lugar de memória”, mas também como um “lugar com memória.”
Translated title of the contributionThe Lagos Museum information system: evaluation and optimization proposal
Original languagePortuguese
QualificationMaster of Philosophy
Awarding Institution
  • Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Supervisors/Advisors
  • Guardado da Silva, Carlos, Supervisor, External person
Award date31 Jan 2023
Publication statusPublished - 31 Jan 2023

Keywords

  • Arquivo de Museu
  • Biblioteca de Museu
  • Documentação em Museu
  • Gestão de Informação em Museu
  • Sistema de informação
  • Lagos (Algarve, Portugal)

Fingerprint

Dive into the research topics of 'The Lagos Museum information system: evaluation and optimization proposal'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this