O Projecto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental. Uma aplicação à Região Demarcada do Douro

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

RESUMO Neste artigo apresenta-se o projecto LITSCAPE.PT, Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental (http://paisagensliterarias.ielt.org/), centrado na paisagem e na sua representação literária, importantes valias no desenvolvimento do turismo. Como exemplo da sua aplicação mostram-se dois itinerários literários para o Douro, concebidos a partir das obras Vindima, de Miguel Torga e Porto Manso, de Alves Redol. Na construção dos itinerários, foram seleccionados trechos das obras mencionadas, constantes de uma base de dados georeferenciada, no âmbito do projecto LITSCAPE.PT. Enquanto objectivos subjacentes à construção destes itinerários pretende-se ajudar visitantes e turistas a melhor compreender as paisagens vitivinícolas do Douro enquanto “entidades evolutivas e vivas” (UNESCO, 2001, in LAVRADOR 2011), a reconhecer o esforço heróico de quem as construiu e a identificar estruturas sociais e organizacionais que lhes dão suporte. Defende-se que os itinerários literários, ainda hoje pouco explorados em Portugal, sobretudo no contexto da vinha e do vinho, podem ser importantes valias na protecção, valorização e desenvolvimento sustentável das paisagens e do património literário, bem como um recurso económico para as regiões.
Original languageUnknown
Title of host publicationRevista Lit&Tour - Universidade do Algarve, Ensaios sobre Literatura e Turismo
Place of PublicationFaro
PublisherUniversidade do Algarve
Pages203-222
ISBN (Print)978-989-755-045-4
Publication statusPublished - 1 Jan 2014

Publication series

NameRevista Lit&Tour
PublisherUniversidade do Algarve

Cite this

Lavrador, A. (2014). O Projecto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental. Uma aplicação à Região Demarcada do Douro. In Revista Lit&Tour - Universidade do Algarve, Ensaios sobre Literatura e Turismo (pp. 203-222). (Revista Lit&Tour). Faro: Universidade do Algarve.
Lavrador, Ana. / O Projecto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental. Uma aplicação à Região Demarcada do Douro. Revista Lit&Tour - Universidade do Algarve, Ensaios sobre Literatura e Turismo. Faro : Universidade do Algarve, 2014. pp. 203-222 (Revista Lit&Tour).
@inbook{816cb45ffcd147afb22f9c2fdaeeeffc,
title = "O Projecto Atlas das Paisagens Liter{\'a}rias de Portugal Continental. Uma aplica{\cc}{\~a}o {\`a} Regi{\~a}o Demarcada do Douro",
abstract = "RESUMO Neste artigo apresenta-se o projecto LITSCAPE.PT, Atlas das Paisagens Liter{\'a}rias de Portugal Continental (http://paisagensliterarias.ielt.org/), centrado na paisagem e na sua representa{\cc}{\~a}o liter{\'a}ria, importantes valias no desenvolvimento do turismo. Como exemplo da sua aplica{\cc}{\~a}o mostram-se dois itiner{\'a}rios liter{\'a}rios para o Douro, concebidos a partir das obras Vindima, de Miguel Torga e Porto Manso, de Alves Redol. Na constru{\cc}{\~a}o dos itiner{\'a}rios, foram seleccionados trechos das obras mencionadas, constantes de uma base de dados georeferenciada, no {\^a}mbito do projecto LITSCAPE.PT. Enquanto objectivos subjacentes {\`a} constru{\cc}{\~a}o destes itiner{\'a}rios pretende-se ajudar visitantes e turistas a melhor compreender as paisagens vitivin{\'i}colas do Douro enquanto “entidades evolutivas e vivas” (UNESCO, 2001, in LAVRADOR 2011), a reconhecer o esfor{\cc}o her{\'o}ico de quem as construiu e a identificar estruturas sociais e organizacionais que lhes d{\~a}o suporte. Defende-se que os itiner{\'a}rios liter{\'a}rios, ainda hoje pouco explorados em Portugal, sobretudo no contexto da vinha e do vinho, podem ser importantes valias na protec{\cc}{\~a}o, valoriza{\cc}{\~a}o e desenvolvimento sustent{\'a}vel das paisagens e do patrim{\'o}nio liter{\'a}rio, bem como um recurso econ{\'o}mico para as regi{\~o}es.",
keywords = "Palavras-chave: Literatura, tourism, paisagem, DouroKeywords: Literature, turismo, Douro, itiner{\'a}rios, landscape, itineraries",
author = "Ana Lavrador",
year = "2014",
month = "1",
day = "1",
language = "Unknown",
isbn = "978-989-755-045-4",
series = "Revista Lit&Tour",
publisher = "Universidade do Algarve",
pages = "203--222",
booktitle = "Revista Lit&Tour - Universidade do Algarve, Ensaios sobre Literatura e Turismo",

}

Lavrador, A 2014, O Projecto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental. Uma aplicação à Região Demarcada do Douro. in Revista Lit&Tour - Universidade do Algarve, Ensaios sobre Literatura e Turismo. Revista Lit&Tour, Universidade do Algarve, Faro, pp. 203-222.

O Projecto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental. Uma aplicação à Região Demarcada do Douro. / Lavrador, Ana.

Revista Lit&Tour - Universidade do Algarve, Ensaios sobre Literatura e Turismo. Faro : Universidade do Algarve, 2014. p. 203-222 (Revista Lit&Tour).

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

TY - CHAP

T1 - O Projecto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental. Uma aplicação à Região Demarcada do Douro

AU - Lavrador, Ana

PY - 2014/1/1

Y1 - 2014/1/1

N2 - RESUMO Neste artigo apresenta-se o projecto LITSCAPE.PT, Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental (http://paisagensliterarias.ielt.org/), centrado na paisagem e na sua representação literária, importantes valias no desenvolvimento do turismo. Como exemplo da sua aplicação mostram-se dois itinerários literários para o Douro, concebidos a partir das obras Vindima, de Miguel Torga e Porto Manso, de Alves Redol. Na construção dos itinerários, foram seleccionados trechos das obras mencionadas, constantes de uma base de dados georeferenciada, no âmbito do projecto LITSCAPE.PT. Enquanto objectivos subjacentes à construção destes itinerários pretende-se ajudar visitantes e turistas a melhor compreender as paisagens vitivinícolas do Douro enquanto “entidades evolutivas e vivas” (UNESCO, 2001, in LAVRADOR 2011), a reconhecer o esforço heróico de quem as construiu e a identificar estruturas sociais e organizacionais que lhes dão suporte. Defende-se que os itinerários literários, ainda hoje pouco explorados em Portugal, sobretudo no contexto da vinha e do vinho, podem ser importantes valias na protecção, valorização e desenvolvimento sustentável das paisagens e do património literário, bem como um recurso económico para as regiões.

AB - RESUMO Neste artigo apresenta-se o projecto LITSCAPE.PT, Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental (http://paisagensliterarias.ielt.org/), centrado na paisagem e na sua representação literária, importantes valias no desenvolvimento do turismo. Como exemplo da sua aplicação mostram-se dois itinerários literários para o Douro, concebidos a partir das obras Vindima, de Miguel Torga e Porto Manso, de Alves Redol. Na construção dos itinerários, foram seleccionados trechos das obras mencionadas, constantes de uma base de dados georeferenciada, no âmbito do projecto LITSCAPE.PT. Enquanto objectivos subjacentes à construção destes itinerários pretende-se ajudar visitantes e turistas a melhor compreender as paisagens vitivinícolas do Douro enquanto “entidades evolutivas e vivas” (UNESCO, 2001, in LAVRADOR 2011), a reconhecer o esforço heróico de quem as construiu e a identificar estruturas sociais e organizacionais que lhes dão suporte. Defende-se que os itinerários literários, ainda hoje pouco explorados em Portugal, sobretudo no contexto da vinha e do vinho, podem ser importantes valias na protecção, valorização e desenvolvimento sustentável das paisagens e do património literário, bem como um recurso económico para as regiões.

KW - Palavras-chave: Literatura

KW - tourism

KW - paisagem

KW - DouroKeywords: Literature

KW - turismo

KW - Douro

KW - itinerários

KW - landscape

KW - itineraries

M3 - Chapter

SN - 978-989-755-045-4

T3 - Revista Lit&Tour

SP - 203

EP - 222

BT - Revista Lit&Tour - Universidade do Algarve, Ensaios sobre Literatura e Turismo

PB - Universidade do Algarve

CY - Faro

ER -

Lavrador A. O Projecto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental. Uma aplicação à Região Demarcada do Douro. In Revista Lit&Tour - Universidade do Algarve, Ensaios sobre Literatura e Turismo. Faro: Universidade do Algarve. 2014. p. 203-222. (Revista Lit&Tour).