O pluralismo da informação no serviço público de televisão: análise das temáticas e atores das notícias no Telejornal da RTP

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

As questões em torno da diversidade e pluralismo nos meios de comunicação são um tema que tem vindo a interessar quer investigadores quer reguladores pois, no geral, ambos consideram que estamos a assistir a uma crescente uniformização e homogeneização da programação e dos conteúdos, e que existe uma desequilibrada representatividade de determinados grupos ou elementos da sociedade nos meios de comunicação social.
Esta realidade é bastante evidente tanto a nível nacional como também a nível europeu, daí que a estratégia Europa 2020 dê especial destaque às questões da diversidade e do pluralismo, no sentido de que os meios de comunicação contribuam para o combate a todas as formas de discriminação e exclusão social, para a promoção da tolerância e da multiculturalidade e para o fomento coesão social. O facto de os média difundirem conteúdos que promovam a diversidade, poderá contribuir para que, desmistificando preconceitos, a sociedade ganhe consciência que são as diferenças que a caracterizam e que, simultaneamente, a enriquecem e revitalizam.
A investigação que aqui apresentamos centra-se no estudo do pluralismo no serviço público de televisão português, através da análise das “vozes” e protagonistas das notícias no principal momento informativo diário nacional, o “Telejornal”. Sabendo que os média contribuem para a construção e estruturação do espaço público e que as notícias são uma construção social da realidade e o resultado de um processo complexo onde interagem diferentes agentes sociais, a escolha de determinadas “vozes” e atores na construção da agenda mediática é um processo crucial para compreender que discursos e narrativas estão a ser colocados no espaço público através do serviço público de televisão.
Sabemos que uma das obrigações do serviço público de comunicação é promoção da diversidade cultural, integrando de igual forma e representando todos os segmentos da população. Neste sentido, o nosso estudo irá contribuir para um maior conhecimento sobre o papel do serviço público de televisão para a promoção de um discurso plural, diversificado e representativo da sociedade em que vivemos.
Original languagePortuguese
Title of host publicationDiversidade e Pluralismo nos Média
EditorsFrancisco Rui Cádima
Place of PublicationLisboa
PublisherCICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
Pages73-91
Number of pages18
ISBN (Electronic)978-989-54285-2-6
ISBN (Print)978-989-54285-5-7
Publication statusPublished - 2019

Publication series

NameLivros ICNOVA

Cite this

Ascensão, P. (2019). O pluralismo da informação no serviço público de televisão: análise das temáticas e atores das notícias no Telejornal da RTP. In F. R. Cádima (Ed.), Diversidade e Pluralismo nos Média (pp. 73-91). (Livros ICNOVA). Lisboa: CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.