O papel da investigação no estudo das argamassas de substituição na conservação do património

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

As argamassas desempenham um papel fundamental na conservação do património edificado. Embora o conceito de argamassas de substituição não seja recente, a disponibilidade de materiais que existe na actualidade, para além dos tradicionais, pode apresentar novas oportunidades e criar alguns desafios de difícil resolução que têm de ser analisados criteriosamente de um ponto de vista científico. Este artigo descreve e analisa alguns dos requisitos subjacentes às argamassas de substituição, discute as dificuldades que podem surgir e enfatiza algumas abordagens recentes que devem ser consideradas a nível da investigação internacional.
Original languageUnknown
Pages (from-to)29-37
JournalRevista Engenharia Civil - Universidade do Minho
Volume31
Issue numberNA
Publication statusPublished - 1 Jan 2008

Cite this

@article{b750157207894980a8afcd3c7fead350,
title = "O papel da investiga{\cc}{\~a}o no estudo das argamassas de substitui{\cc}{\~a}o na conserva{\cc}{\~a}o do patrim{\'o}nio",
abstract = "As argamassas desempenham um papel fundamental na conserva{\cc}{\~a}o do patrim{\'o}nio edificado. Embora o conceito de argamassas de substitui{\cc}{\~a}o n{\~a}o seja recente, a disponibilidade de materiais que existe na actualidade, para al{\'e}m dos tradicionais, pode apresentar novas oportunidades e criar alguns desafios de dif{\'i}cil resolu{\cc}{\~a}o que t{\^e}m de ser analisados criteriosamente de um ponto de vista cient{\'i}fico. Este artigo descreve e analisa alguns dos requisitos subjacentes {\`a}s argamassas de substitui{\cc}{\~a}o, discute as dificuldades que podem surgir e enfatiza algumas abordagens recentes que devem ser consideradas a n{\'i}vel da investiga{\cc}{\~a}o internacional.",
author = "Henriques, {Fernando Manuel Anjos} and Paulina Faria",
year = "2008",
month = "1",
day = "1",
language = "Unknown",
volume = "31",
pages = "29--37",
journal = "Revista Engenharia Civil - Universidade do Minho",
issn = "0873-1152",
publisher = "Universidade do Minho",
number = "NA",

}

TY - JOUR

T1 - O papel da investigação no estudo das argamassas de substituição na conservação do património

AU - Henriques, Fernando Manuel Anjos

AU - Faria, Paulina

PY - 2008/1/1

Y1 - 2008/1/1

N2 - As argamassas desempenham um papel fundamental na conservação do património edificado. Embora o conceito de argamassas de substituição não seja recente, a disponibilidade de materiais que existe na actualidade, para além dos tradicionais, pode apresentar novas oportunidades e criar alguns desafios de difícil resolução que têm de ser analisados criteriosamente de um ponto de vista científico. Este artigo descreve e analisa alguns dos requisitos subjacentes às argamassas de substituição, discute as dificuldades que podem surgir e enfatiza algumas abordagens recentes que devem ser consideradas a nível da investigação internacional.

AB - As argamassas desempenham um papel fundamental na conservação do património edificado. Embora o conceito de argamassas de substituição não seja recente, a disponibilidade de materiais que existe na actualidade, para além dos tradicionais, pode apresentar novas oportunidades e criar alguns desafios de difícil resolução que têm de ser analisados criteriosamente de um ponto de vista científico. Este artigo descreve e analisa alguns dos requisitos subjacentes às argamassas de substituição, discute as dificuldades que podem surgir e enfatiza algumas abordagens recentes que devem ser consideradas a nível da investigação internacional.

M3 - Article

VL - 31

SP - 29

EP - 37

JO - Revista Engenharia Civil - Universidade do Minho

JF - Revista Engenharia Civil - Universidade do Minho

SN - 0873-1152

IS - NA

ER -