O novo Regime Jurídico das ações de arborização e rearborização com recurso a espécies florestais: o caso do eucalipto: o caso do eucalipto

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

13 Downloads (Pure)

Abstract

Em Portugal o setor da agricultura e floresta registou alterações de paradigma durante o século XX. Com a industrialização assistiu-se ao alargamento das áreas agrícolas e, mais tarde, ao aumento da área florestada reforçada depois pelo abandono das terras agrícolas.
Esta evolução induziu alterações paisagísticas relacionadas com a ocupação do território, resultantes da política florestal, com destaque para a plantação de eucaliptos que, não obstante limitações legais impostas, é hoje a espécie dominante em termos da área ocupada.
A publicação do Decreto-Lei n.º 96/2013 e posterior aplicação tornou fatual a disparidade entre diferentes regiões e o aumento da área de plantação de eucalipto relativamente a outras espécies outrora mais expressivas no território nacional. O desenvolvimento destas plantações em determinadas regiões origina um retorno financeiro para o produtor florestal, menorizando os recursos naturais, que deram origem ao crescimento dessa espécie, bem como a população presente nesse território.
Original languagePortuguese
Title of host publicationValores da Geografia
Subtitle of host publicationAtas do X Congresso da Geografia Portuguesa
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação Portuguesa de Geografos
Pages669-674
Number of pages6
ISBN (Print)978-989-99244-1-3
Publication statusPublished - 2015
EventX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA: Os Valores da Geografia - FCSH/NOVA, Lisboa, Portugal
Duration: 9 Sep 201512 Sep 2015

Conference

ConferenceX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA
CountryPortugal
CityLisboa
Period9/09/1512/09/15

Keywords

  • Floresta
  • Regime Jurídico da arborização e rearborização
  • Eucalipto
  • Recursos Naturais
  • Economia

Cite this

Ventura, J. E. S., & Garcia, H. (2015). O novo Regime Jurídico das ações de arborização e rearborização com recurso a espécies florestais: o caso do eucalipto: o caso do eucalipto. In Valores da Geografia: Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa (pp. 669-674). Lisboa: Associação Portuguesa de Geografos.