O (novo) Direito da Segurança Marítima: O Navio, os Estados, as Convenções e a sua Autonomia

Translated title of the contribution: The (new) Law of Maritime Safety

Research output: Book/ReportBook

Abstract

A abordagem da figura do Direito da Segurança Marítima, visando que os leitores e investigadores não especializados ? no setor, no direito ou em ambos - não se sentissem, à partida, excluídos da sua consulta, aconselhou a que se iniciasse pela síntese dos principais institutos do Direito Marítimo - que já era matéria de formação do setor - rumo à identificação dos principais instrumentos internacionais daquele novel ramo.
A comunidade internacional está hoje envolvida no combate às alterações climáticas. Apesar da COP 26 ter sido parca em medidas, a União Europeia perspetiva a revisão da Diretiva sobre o Comércio de Emissões que integra o acervo ?Fit for 55? sobre a reforma climática e energética que irá obrigar a que a indústria marítima se regenere e adote novos combustíveis renováveis e limites de emissões.
Permite-se, assim, uma visão diacrónica sobre o tema, dando ao leitor o gosto de conhecer o seu acervo normativo, de ?navegar? no tempo e de perspetivar o futuro!
Translated title of the contributionThe (new) Law of Maritime Safety
Original languagePortuguese
Place of PublicationCoimbra
PublisherEdições Almedina, S. A.
Number of pages602
VolumeI
Edition1
ISBN (Print)978-989-40-0262-8
Publication statusPublished - 28 Apr 2022

Keywords

  • Direito da Segurança Marítima; Sustentabilidade ambiental; Transporte marítimo; Pacto Ecológico Europeu; CLC; FUND; UNCLOS; Responsabilidade Civil; Poluição; IMO; EU; GHG; Alterações Climáticas; Transição Energética; Descarbonização; Emissões.

Fingerprint

Dive into the research topics of 'The (new) Law of Maritime Safety: O Navio, os Estados, as Convenções e a sua Autonomia'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this