O Mar Português como uma Arca dos Tesouros?

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

Abstract

O quadro legal para o ordenamento e gestão do Mar Português, um dos maiores da União Europeia (UE) e do mundo, inclui a Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 (baseada no “Crescimento Azul” da UE), a Lei de Bases da Política de Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo Nacional (LBOGEM) e o Decreto-Lei que desenvolve aspectos da LBOGEM e que transpõe a Directiva Europeia do Ordenamento do Espaço Marítimo.
Este quadro legal parece dominado por uma visão economicista, de exploração dos recursos e promoção de novas actividades no Mar Português – que foi nomeado publicamente pela tutela como “Arca dos Tesouros”. Porém, sem adequadas salvaguardas ambientais e consideração pelos usos existentes – e as suas componentes humana e social – este quadro pode fazer perigar os objectivos de inclusividade e resiliência do Portugal 2020, inserido na Estratégia Europa 2020.
Defende-se que uma visão holística, com a participação de todos os agentes, é fundamental para que o Mar Português possa ser abordado de uma forma socialmente justa e verdadeiramente sustentável
Original languagePortuguese
Title of host publicationValores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa
PublisherAssociação Portuguesa de Geógrafos
Pages694-699
ISBN (Electronic)978-989-99244-1-3
Publication statusPublished - 2015
EventX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA: Os Valores da Geografia - FCSH/NOVA, Lisboa, Portugal
Duration: 9 Sept 201512 Sept 2015

Conference

ConferenceX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA
Country/TerritoryPortugal
CityLisboa
Period9/09/1512/09/15

Cite this