O IHMT numa perspetiva histórica

O IHMT numa perspetiva histórica: trajetórias institucionais desde 1950

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

Resumo O presente artigo foca os aspetos institucionais da história recente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), dos anos cinquenta do século XX até ao presente. Para tal, debruça-se sobre a sua organização interna, as atividades de investigação, ensino e intervenção, e as colaborações nacionais e internacionais tanto na fase colonial como no período pós-colonial.Ao focar o percurso científico do Instituto pretende-se preencher uma lacuna na literatura publicada. Começando com o I Congresso Nacional de Medicina Tropical em 1952, a história do IHMT até 1974 é dominada pelo contexto colonial português. Inicia-se uma nova fase com a queda do Estado Novo, a descolonização, e a adesão ao Programa Tropical Diseases Research (TDR) da Organização Mundial de Saúde (OMS). As frequentes reorganizações internas de caráter científico, financeiro e operacional são analisadas no contexto das mudanças políticos, de tutela e de modelos de gestão que tiveram um impacto significativo sobre as atividades do Instituto. O enquadramento destas é também analisado contra o pano de fundo da crescente importância da cooperação internacional com a OMS, com a Comunidade Económica Europeia/União Europeia (CEE/UE), e com os países de língua oficial portuguesa.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)85-100
JournalAnais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Volume14
Publication statusPublished - 2015

Cite this

@article{029ee138b8034d1ba21c5bec68d91f43,
title = "O IHMT numa perspetiva hist{\'o}rica: O IHMT numa perspetiva hist{\'o}rica: trajet{\'o}rias institucionais desde 1950",
abstract = "Resumo O presente artigo foca os aspetos institucionais da hist{\'o}ria recente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), dos anos cinquenta do s{\'e}culo XX at{\'e} ao presente. Para tal, debru{\cc}a-se sobre a sua organiza{\cc}{\~a}o interna, as atividades de investiga{\cc}{\~a}o, ensino e interven{\cc}{\~a}o, e as colabora{\cc}{\~o}es nacionais e internacionais tanto na fase colonial como no per{\'i}odo p{\'o}s-colonial.Ao focar o percurso cient{\'i}fico do Instituto pretende-se preencher uma lacuna na literatura publicada. Come{\cc}ando com o I Congresso Nacional de Medicina Tropical em 1952, a hist{\'o}ria do IHMT at{\'e} 1974 {\'e} dominada pelo contexto colonial portugu{\^e}s. Inicia-se uma nova fase com a queda do Estado Novo, a descoloniza{\cc}{\~a}o, e a ades{\~a}o ao Programa Tropical Diseases Research (TDR) da Organiza{\cc}{\~a}o Mundial de Sa{\'u}de (OMS). As frequentes reorganiza{\cc}{\~o}es internas de car{\'a}ter cient{\'i}fico, financeiro e operacional s{\~a}o analisadas no contexto das mudan{\cc}as pol{\'i}ticos, de tutela e de modelos de gest{\~a}o que tiveram um impacto significativo sobre as atividades do Instituto. O enquadramento destas {\'e} tamb{\'e}m analisado contra o pano de fundo da crescente import{\^a}ncia da coopera{\cc}{\~a}o internacional com a OMS, com a Comunidade Econ{\'o}mica Europeia/Uni{\~a}o Europeia (CEE/UE), e com os pa{\'i}ses de l{\'i}ngua oficial portuguesa.",
author = "PJ Havik",
year = "2015",
language = "Portuguese",
volume = "14",
pages = "85--100",
journal = "Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical",

}

TY - JOUR

T1 - O IHMT numa perspetiva histórica

T2 - O IHMT numa perspetiva histórica: trajetórias institucionais desde 1950

AU - Havik, PJ

PY - 2015

Y1 - 2015

N2 - Resumo O presente artigo foca os aspetos institucionais da história recente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), dos anos cinquenta do século XX até ao presente. Para tal, debruça-se sobre a sua organização interna, as atividades de investigação, ensino e intervenção, e as colaborações nacionais e internacionais tanto na fase colonial como no período pós-colonial.Ao focar o percurso científico do Instituto pretende-se preencher uma lacuna na literatura publicada. Começando com o I Congresso Nacional de Medicina Tropical em 1952, a história do IHMT até 1974 é dominada pelo contexto colonial português. Inicia-se uma nova fase com a queda do Estado Novo, a descolonização, e a adesão ao Programa Tropical Diseases Research (TDR) da Organização Mundial de Saúde (OMS). As frequentes reorganizações internas de caráter científico, financeiro e operacional são analisadas no contexto das mudanças políticos, de tutela e de modelos de gestão que tiveram um impacto significativo sobre as atividades do Instituto. O enquadramento destas é também analisado contra o pano de fundo da crescente importância da cooperação internacional com a OMS, com a Comunidade Económica Europeia/União Europeia (CEE/UE), e com os países de língua oficial portuguesa.

AB - Resumo O presente artigo foca os aspetos institucionais da história recente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), dos anos cinquenta do século XX até ao presente. Para tal, debruça-se sobre a sua organização interna, as atividades de investigação, ensino e intervenção, e as colaborações nacionais e internacionais tanto na fase colonial como no período pós-colonial.Ao focar o percurso científico do Instituto pretende-se preencher uma lacuna na literatura publicada. Começando com o I Congresso Nacional de Medicina Tropical em 1952, a história do IHMT até 1974 é dominada pelo contexto colonial português. Inicia-se uma nova fase com a queda do Estado Novo, a descolonização, e a adesão ao Programa Tropical Diseases Research (TDR) da Organização Mundial de Saúde (OMS). As frequentes reorganizações internas de caráter científico, financeiro e operacional são analisadas no contexto das mudanças políticos, de tutela e de modelos de gestão que tiveram um impacto significativo sobre as atividades do Instituto. O enquadramento destas é também analisado contra o pano de fundo da crescente importância da cooperação internacional com a OMS, com a Comunidade Económica Europeia/União Europeia (CEE/UE), e com os países de língua oficial portuguesa.

M3 - Article

VL - 14

SP - 85

EP - 100

JO - Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical

JF - Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical

ER -