O Fascínio da Cultura Clássica na Vida e Obra do Infante D. Pedro de Avis

Research output: Contribution to conferenceAbstract

4 Downloads (Pure)

Abstract

A Cultura Clássica exerceu um verdadeiro fascínio na vida e obra do Infante D. Pedro de Avis (1392-1449).
Com efeito, ele foi tradutor do De Officiis, de Cícero, e do De Re Militari, de Vegécio, além de ter composto em latim uma oração para a canonização do Condestável D. Nun’Álvares Pereira. A sua obra Livro da Virtuosa Benfeitoria é um notável repositório de citações de autores clássicos, bem como de referências a várias personalidades da História da Grécia e Roma antigas. A essência do seu ideal de governação e a sua grande preocupação pela Justiça tiveram como grandes pilares autores como Aristóteles, Cícero e Séneca, bebendo neste último o seu estoicismo.
Deste modo, a Cultura Clássica constituiu para o Infante uma das principais fontes do seu saber e dos valores humanos que nortearam toda a sua vida, podendo dizer-se que não apenas “nos seus braços se perdeu”, mas principalmente se encontrou a si próprio, num fascínio que foi testemunhado pela sua divisa désir.
Original languageEnglish
Pages35
Number of pages1
Publication statusPublished - 2019
EventInternational Congress ’In thy arms I lost myself’.: Images, Preceptipons and Productions in/of Antiquity - NOVA FCSH, Lisboa, Portugal
Duration: 9 Oct 201911 Oct 2019

Conference

ConferenceInternational Congress ’In thy arms I lost myself’.
CountryPortugal
CityLisboa
Period9/10/1911/10/19

Keywords

  • Cultura Clássica
  • Valores humanos
  • Ideal de governação.

Fingerprint Dive into the research topics of 'O Fascínio da Cultura Clássica na Vida e Obra do Infante D. Pedro de Avis'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this