O espelho da catedral

reflexos do político em “A Grande Revista à Portuguesa”

Research output: Contribution to journalArticle

4 Downloads (Pure)

Abstract

O presente artigo visa analisar a instrumentalização do Teatro de Revista português com vista à resistência e agência social. Analisa-se a relação entre o artístico e o político à luz dos conceitos de agência social e resistência política. Neste sentido refletir-se-á sobre a poética dramatúrgica como instrumento de resistência, através da análise discursiva, e colocar-se-ão as rábulas socio-políticas no centro da discussão dos conceitos de heterotopia de resistência e poesia do espaço. Ir-se-á, inclusive, pôr em evidência o que leva a que os grupos subalternos assumam estas agências culturais. Este artigo serve-se de uma metodologia qualitativa para compreender todas estas questões, cruzando teoria e empiria.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)180-203
Number of pages24
JournalArte da Cena (Art on Stage)
Volume3
Issue number1
DOIs
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • Agência
  • Política
  • Resistência
  • Teatro de Revista

Cite this

@article{ac33195d8e16406d843fd7022793d991,
title = "O espelho da catedral: reflexos do pol{\'i}tico em “A Grande Revista {\`a} Portuguesa”",
abstract = "O presente artigo visa analisar a instrumentaliza{\cc}{\~a}o do Teatro de Revista portugu{\^e}s com vista {\`a} resist{\^e}ncia e ag{\^e}ncia social. Analisa-se a rela{\cc}{\~a}o entre o art{\'i}stico e o pol{\'i}tico {\`a} luz dos conceitos de ag{\^e}ncia social e resist{\^e}ncia pol{\'i}tica. Neste sentido refletir-se-{\'a} sobre a po{\'e}tica dramat{\'u}rgica como instrumento de resist{\^e}ncia, atrav{\'e}s da an{\'a}lise discursiva, e colocar-se-{\~a}o as r{\'a}bulas socio-pol{\'i}ticas no centro da discuss{\~a}o dos conceitos de heterotopia de resist{\^e}ncia e poesia do espa{\cc}o. Ir-se-{\'a}, inclusive, p{\^o}r em evid{\^e}ncia o que leva a que os grupos subalternos assumam estas ag{\^e}ncias culturais. Este artigo serve-se de uma metodologia qualitativa para compreender todas estas quest{\~o}es, cruzando teoria e empiria.",
keywords = "Ag{\^e}ncia, Pol{\'i}tica, Resist{\^e}ncia, Teatro de Revista",
author = "{Raposo Gomes}, {S{\'i}lvia Alexandra}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147310/PT# UID/ANT/04038/2013",
year = "2017",
doi = "10.5216/ac.v3i1.44524",
language = "Portuguese",
volume = "3",
pages = "180--203",
journal = "Arte da Cena (Art on Stage)",
issn = "2358-6060",
number = "1",

}

TY - JOUR

T1 - O espelho da catedral

T2 - reflexos do político em “A Grande Revista à Portuguesa”

AU - Raposo Gomes, Sílvia Alexandra

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147310/PT# UID/ANT/04038/2013

PY - 2017

Y1 - 2017

N2 - O presente artigo visa analisar a instrumentalização do Teatro de Revista português com vista à resistência e agência social. Analisa-se a relação entre o artístico e o político à luz dos conceitos de agência social e resistência política. Neste sentido refletir-se-á sobre a poética dramatúrgica como instrumento de resistência, através da análise discursiva, e colocar-se-ão as rábulas socio-políticas no centro da discussão dos conceitos de heterotopia de resistência e poesia do espaço. Ir-se-á, inclusive, pôr em evidência o que leva a que os grupos subalternos assumam estas agências culturais. Este artigo serve-se de uma metodologia qualitativa para compreender todas estas questões, cruzando teoria e empiria.

AB - O presente artigo visa analisar a instrumentalização do Teatro de Revista português com vista à resistência e agência social. Analisa-se a relação entre o artístico e o político à luz dos conceitos de agência social e resistência política. Neste sentido refletir-se-á sobre a poética dramatúrgica como instrumento de resistência, através da análise discursiva, e colocar-se-ão as rábulas socio-políticas no centro da discussão dos conceitos de heterotopia de resistência e poesia do espaço. Ir-se-á, inclusive, pôr em evidência o que leva a que os grupos subalternos assumam estas agências culturais. Este artigo serve-se de uma metodologia qualitativa para compreender todas estas questões, cruzando teoria e empiria.

KW - Agência

KW - Política

KW - Resistência

KW - Teatro de Revista

U2 - 10.5216/ac.v3i1.44524

DO - 10.5216/ac.v3i1.44524

M3 - Article

VL - 3

SP - 180

EP - 203

JO - Arte da Cena (Art on Stage)

JF - Arte da Cena (Art on Stage)

SN - 2358-6060

IS - 1

ER -