O discurso sobre música sinfónica em Portugal em finais do século XIX: o caso do periódico musical Amphion

Research output: Contribution to conferenceAbstract

1 Downloads (Pure)

Abstract

O periódico musical Amphion (1884-1887; 1890-1898) assumiu-se como uma referência no meio musical português do final do século XIX. Contando com a colaboração de várias figuras de proa da vida musical da época, as suas páginas davam espaço às temáticas e preocupações que marcavam esse tempo. Esse é
precisamente o caso do crescente interesse manifestado pela música sinfónica — e em particular a germânica —, num período em que estava em curso um processo de mudança na vida musical, no qual os repertórios sinfónico e de câmara gradualmente conquistavam espaço à ópera. Nesse processo, os críticos musicais e os intelectuais activos na imprensa generalista e nos periódicos musicais parecem, de facto, ter desempenhado um papel fundamental.
Esta comunicação considera especificamente o papel do periódico musical Amphion e dos seus colaboradores no referido processo, focando-se nomeadamente no discurso em torno da música sinfónica. Pretende-se, por um lado, identificar as ideias e valores sobre os quais assenta essa promoção da música sinfónica, desenvolvendo também uma perspectiva diacrónica relativamente ao seu percurso ao longo da existência do periódico. Por outro lado, pretende-se igualmente explorar os mecanismos discursivos envolvidos nesse processo de validação, para, finalmente, avaliar as implicações de tudo isto na construção de uma determinada visão sobre a música sinfónica.
Original languagePortuguese
Number of pages2
Publication statusPublished - 2015
Event III Nova Graduate Conference in Social Sciences and Humanities - FCSH, Lisboa, Portugal
Duration: 14 Sep 201514 Sep 2015

Conference

Conference III Nova Graduate Conference in Social Sciences and Humanities
CountryPortugal
CityLisboa
Period14/09/1514/09/15

Keywords

  • música sinfónica
  • século XIX
  • periódico musical
  • crítica
  • Amphion

Cite this

Santos, L. M. L. D. (2015). O discurso sobre música sinfónica em Portugal em finais do século XIX: o caso do periódico musical Amphion. Abstract from III Nova Graduate Conference in Social Sciences and Humanities, Lisboa, Portugal.