O contributo da Companhia de Música Teatral para o desenvolvimento da arte para a infância:

O Projeto GermInArte e a Formação Imersiva “Dabo Domo”

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

A arte para a infância é, cada vez mais, presença habitual na programação artística em Portugal. Essa presença demonstra uma consciencialização dos seus benefícios por parte de todos os agentes envolvidos. Este fenómeno expõe a necessidade de desenvolvimento de recursos humanos e profissionais que possam atuar face a esta necessidade.
A Companhia de Música Teatral, através do projecto Germinarte, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, adota uma perspectiva holística e propõe um conjunto de modalidades de formação que pretendem influenciar, de forma directa ou indirecta, a criação artística para a infância e a qualificação de profissionais que atuam no âmbito da primeira infância. Entre as modalidades de formação desenhadas no âmbito de GermInarte, incluem-se acções de formação imersiva que ocorrem ao longo de uma semana de trabalho intensivo, de natureza vivencial, incluindo a experimentação artística, a observação e a intervenção educativa.
A primeira autora relatará, como formanda, a sua experiência e o contributo da formação imersiva Dabo Domo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, contextualizando esta vivência no âmbito do trabalho da CMT e do projecto Germinarte.
Original languagePortuguese
Pages36
Number of pages1
Publication statusPublished - 2018
Event1º Congresso Transdisciplinar Portugal-Brasil sobre o Bebé - Évora, Portugal
Duration: 12 Jan 201813 Jan 2018

Conference

Conference1º Congresso Transdisciplinar Portugal-Brasil sobre o Bebé
CountryPortugal
CityÉvora
Period12/01/1813/01/18

Keywords

  • Immersive training
  • arts for infancy
  • early childhood

Cite this

@conference{6e7f51192d0a472e80bece61a771acde,
title = "O contributo da Companhia de Música Teatral para o desenvolvimento da arte para a infância:: O Projeto GermInArte e a Formação Imersiva “Dabo Domo”",
abstract = "A arte para a inf{\^a}ncia {\'e}, cada vez mais, presen{\cc}a habitual na programa{\cc}{\~a}o art{\'i}stica em Portugal. Essa presen{\cc}a demonstra uma consciencializa{\cc}{\~a}o dos seus benef{\'i}cios por parte de todos os agentes envolvidos. Este fen{\'o}meno exp{\~o}e a necessidade de desenvolvimento de recursos humanos e profissionais que possam atuar face a esta necessidade. A Companhia de M{\'u}sica Teatral, atrav{\'e}s do projecto Germinarte, apoiado pela Funda{\cc}{\~a}o Calouste Gulbenkian, adota uma perspectiva hol{\'i}stica e prop{\~o}e um conjunto de modalidades de forma{\cc}{\~a}o que pretendem influenciar, de forma directa ou indirecta, a cria{\cc}{\~a}o art{\'i}stica para a inf{\^a}ncia e a qualifica{\cc}{\~a}o de profissionais que atuam no {\^a}mbito da primeira inf{\^a}ncia. Entre as modalidades de forma{\cc}{\~a}o desenhadas no {\^a}mbito de GermInarte, incluem-se ac{\cc}{\~o}es de forma{\cc}{\~a}o imersiva que ocorrem ao longo de uma semana de trabalho intensivo, de natureza vivencial, incluindo a experimenta{\cc}{\~a}o art{\'i}stica, a observa{\cc}{\~a}o e a interven{\cc}{\~a}o educativa.A primeira autora relatar{\'a}, como formanda, a sua experi{\^e}ncia e o contributo da forma{\cc}{\~a}o imersiva Dabo Domo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, contextualizando esta viv{\^e}ncia no {\^a}mbito do trabalho da CMT e do projecto Germinarte.",
keywords = "Immersive training, arts for infancy, early childhood",
author = "Mariana Vences and Silva, {Paulo Maria Ferreira Rodrigues da} and Rodrigues, {Paulo Jorge Ferreira} and Helena Rodrigues",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013 ; null ; Conference date: 12-01-2018 Through 13-01-2018",
year = "2018",
language = "Portuguese",
pages = "36",

}

Vences, M, Silva, PMFRD, Rodrigues, PJF & Rodrigues, H 2018, 'O contributo da Companhia de Música Teatral para o desenvolvimento da arte para a infância: O Projeto GermInArte e a Formação Imersiva “Dabo Domo”' 1º Congresso Transdisciplinar Portugal-Brasil sobre o Bebé, Évora, Portugal, 12/01/18 - 13/01/18, pp. 36.

O contributo da Companhia de Música Teatral para o desenvolvimento da arte para a infância: O Projeto GermInArte e a Formação Imersiva “Dabo Domo”. / Vences, Mariana; Silva, Paulo Maria Ferreira Rodrigues da; Rodrigues, Paulo Jorge Ferreira; Rodrigues, Helena.

2018. 36 Abstract from 1º Congresso Transdisciplinar Portugal-Brasil sobre o Bebé, Évora, Portugal.

Research output: Contribution to conferenceAbstract

TY - CONF

T1 - O contributo da Companhia de Música Teatral para o desenvolvimento da arte para a infância:

T2 - O Projeto GermInArte e a Formação Imersiva “Dabo Domo”

AU - Vences, Mariana

AU - Silva, Paulo Maria Ferreira Rodrigues da

AU - Rodrigues, Paulo Jorge Ferreira

AU - Rodrigues, Helena

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - A arte para a infância é, cada vez mais, presença habitual na programação artística em Portugal. Essa presença demonstra uma consciencialização dos seus benefícios por parte de todos os agentes envolvidos. Este fenómeno expõe a necessidade de desenvolvimento de recursos humanos e profissionais que possam atuar face a esta necessidade. A Companhia de Música Teatral, através do projecto Germinarte, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, adota uma perspectiva holística e propõe um conjunto de modalidades de formação que pretendem influenciar, de forma directa ou indirecta, a criação artística para a infância e a qualificação de profissionais que atuam no âmbito da primeira infância. Entre as modalidades de formação desenhadas no âmbito de GermInarte, incluem-se acções de formação imersiva que ocorrem ao longo de uma semana de trabalho intensivo, de natureza vivencial, incluindo a experimentação artística, a observação e a intervenção educativa.A primeira autora relatará, como formanda, a sua experiência e o contributo da formação imersiva Dabo Domo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, contextualizando esta vivência no âmbito do trabalho da CMT e do projecto Germinarte.

AB - A arte para a infância é, cada vez mais, presença habitual na programação artística em Portugal. Essa presença demonstra uma consciencialização dos seus benefícios por parte de todos os agentes envolvidos. Este fenómeno expõe a necessidade de desenvolvimento de recursos humanos e profissionais que possam atuar face a esta necessidade. A Companhia de Música Teatral, através do projecto Germinarte, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, adota uma perspectiva holística e propõe um conjunto de modalidades de formação que pretendem influenciar, de forma directa ou indirecta, a criação artística para a infância e a qualificação de profissionais que atuam no âmbito da primeira infância. Entre as modalidades de formação desenhadas no âmbito de GermInarte, incluem-se acções de formação imersiva que ocorrem ao longo de uma semana de trabalho intensivo, de natureza vivencial, incluindo a experimentação artística, a observação e a intervenção educativa.A primeira autora relatará, como formanda, a sua experiência e o contributo da formação imersiva Dabo Domo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, contextualizando esta vivência no âmbito do trabalho da CMT e do projecto Germinarte.

KW - Immersive training

KW - arts for infancy

KW - early childhood

M3 - Abstract

SP - 36

ER -