O contributo da Companhia de Música Teatral para o desenvolvimento da arte para a infância: O Projeto GermInArte e a Formação Imersiva “Dabo Domo”

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

A arte para a infância é, cada vez mais, presença habitual na programação artística em Portugal. Essa presença demonstra uma consciencialização dos seus benefícios por parte de todos os agentes envolvidos. Este fenómeno expõe a necessidade de desenvolvimento de recursos humanos e profissionais que possam atuar face a esta necessidade.
A Companhia de Música Teatral, através do projecto Germinarte, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, adota uma perspectiva holística e propõe um conjunto de modalidades de formação que pretendem influenciar, de forma directa ou indirecta, a criação artística para a infância e a qualificação de profissionais que atuam no âmbito da primeira infância. Entre as modalidades de formação desenhadas no âmbito de GermInarte, incluem-se acções de formação imersiva que ocorrem ao longo de uma semana de trabalho intensivo, de natureza vivencial, incluindo a experimentação artística, a observação e a intervenção educativa.
A primeira autora relatará, como formanda, a sua experiência e o contributo da formação imersiva Dabo Domo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, contextualizando esta vivência no âmbito do trabalho da CMT e do projecto Germinarte.
Original languagePortuguese
Pages36
Number of pages1
Publication statusPublished - 2018
Event1º Congresso Transdisciplinar Portugal-Brasil sobre o Bebé - Évora, Portugal
Duration: 12 Jan 201813 Jan 2018

Conference

Conference1º Congresso Transdisciplinar Portugal-Brasil sobre o Bebé
CountryPortugal
CityÉvora
Period12/01/1813/01/18

Keywords

  • Immersive training
  • arts for infancy
  • early childhood

Cite this