O Concílio de Trento e polifonia para o Ofício na Península Ibérica

Research output: Contribution to conferenceAbstract

14 Downloads (Pure)

Abstract

Mesmo as publicações mais actuais sobre a influência do Concílio de Trento na polifonia sacra excluíram, por muito tempo, os países tidos como periféricos na Historiografia musical tradicional. Mais recentemente, alguns estudos abordaram a influência (a existir) do Concílio de Trento de forma mais holística, nomeadamente no que diz respeito à liturgia da Península Ibérica. Sendo algumas das alterações muito pragmáticas, materializadas no Breviarium Romanum de 1568 e no Missale Romanum de 1570, outras reflectem-se muito mais na criação de uma certa atmosfera, que deveria ser propícia à devoção e à renovação da fé, e cujas influências poderão estar relacionadas com aspectos históricos mais abrangentes do que um acontecimento único e específico.
Espera-se, com esta comunicação, contribuir para uma perspectiva mais equilibrada e esclarecida de um tema fundamental para a polifonia sacra Renascentista, nomeadamente para a música do Ofício Divino: o impacto do Concílio de Trento.
Original languagePortuguese
Pages8
Number of pages1
Publication statusPublished - 2016
EventVI Encontro Nacional de Investigação em Música - Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal
Duration: 3 Nov 20165 Nov 2016
http://www.spimusica.pt/enim-2016/

Conference

ConferenceVI Encontro Nacional de Investigação em Música
CountryPortugal
CityAveiro
Period3/11/165/11/16
Internet address

Cite this

Carvalho, A. D. X. D. P. D. S. (2016). O Concílio de Trento e polifonia para o Ofício na Península Ibérica. 8. Abstract from VI Encontro Nacional de Investigação em Música, Aveiro, Portugal.