O caso do Porto de Sines:

estratégias de gestão e planeamento integrados

Susana Brito, João Figueira de Sousa, D Mateus, MJ Andrade

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

O Porto de Sines (PdS) é um caso de estudo de excelência para uma análise sobre os processos de planeamento, ordenamento e gestão do espaço marítimo no território nacional, permitindo identificar as problemáticas das cidades-portuárias do séc. XXI, resultantes da classificação das cidades e tipologias dos portos.
O interesse pelo oceano e pelo PdS, patente na Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020, associados à necessidade de lidar com a incerteza e a mudança dos processos, bem como a pertinência de articular equipas pluridisciplinares de técnicos das administrações portuárias e locais, motivam esta proposta, constituindo uma oportunidade única de investigação.
Desenvolvida em estreita ligação com os responsáveis da Administração do PdS e da RETE implica o desenvolvimento de uma análise espacial que procura contribuir para a execução e implementação de planos, construindo um exemplo de boas práticas nacionais e internacionais na temática.
Original languagePortuguese
Title of host publicationValores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação Portuguesa de Geografos
Pages555-560
ISBN (Print)978-989-99244-1-3
Publication statusPublished - 2015
EventX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA: Os Valores da Geografia - FCSH/NOVA, Lisboa, Portugal
Duration: 9 Sep 201512 Sep 2015

Conference

ConferenceX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA
CountryPortugal
CityLisboa
Period9/09/1512/09/15

Cite this

Brito, S., Figueira de Sousa, J., Mateus, D., & Andrade, MJ. (2015). O caso do Porto de Sines: estratégias de gestão e planeamento integrados. In Valores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa (pp. 555-560). Lisboa: Associação Portuguesa de Geografos.