O Cabido da Sé de Salvador da Bahia: quadro institucional e mecanismos de acesso (1755-1799)

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

10 Downloads (Pure)

Abstract

Sabemos ainda relativamente pouco sobre como funcionava na prática o padroado régio, por exemplo no que se refere ao provimento dos benefícios. Tal dever-se-á a diversas razões, sendo que uma delas será, certamente, o carácter lacunar das fontes disponíveis, nomeadamente devido às perdas provocadas pelo terramoto de Lisboa de 1755 à documentação da Mesa de Consciência e Ordens, bem como pelas desventuras dos diversos arquivos eclesiásticos dos territórios ultramarinos portugueses.
Da mesma forma, os cabidos das catedrais coloniais, e o clero que os compunham, encontram-se hoje pouco estudados, o que se deverá, pelo menos em parte, àqueles mesmos motivos.
Perceber como funcionava um cabido no Brasil colonial, que dinâmicas internas marcaram esta instituição, que alterações foi sofrendo ao longo dos séculos, bem como quem era, do ponto de vista social, o clero que dele fazia parte, torna-se, portanto, tarefa difícil. Partindo do caso do cabido da arquidiocese baiana, procurar-se-á aqui, ainda que apenas parcialmente, contribuir para colmatar este nosso desconhecimento sobre uma instituição de grande importância no quadro das estruturas diocesanas. Assim, começarei por descrever o que era um cabido e como era a sua estrutura hierárquica. Em seguida, tratarei da origem geográfica dos candidatos e providos, focando-me sobretudo no caso dos “naturais” do Brasil. Finalmente, analisarei quais as vias de acesso ao cabido baiano, no quadro do padroado régio.
Original languagePortuguese
Title of host publicationSalvador da Bahia
Subtitle of host publicationRetratos de uma cidade atlântica (séculos XVII-XIX)
EditorsEvergton Sales de Souza, Guida Marques, Hugo Ribeiro da Silva
Place of PublicationSalvador / Lisboa
PublisherEDUFBA / CHAM
Pages163-189
Number of pages26
ISBN (Electronic)978-989-8492-35-7
ISBN (Print)978-85-232-1460-9
Publication statusPublished - 2016

Publication series

NameColecção Atântica
PublisherEDUFBA / CHAM
Volume1

Keywords

  • Igreja Católica
  • Salvador da Bahia
  • Cabido
  • Século 18
  • Brasil
  • Padroado régio

Cite this