O Arquivo das Minas do Norte de Portugal (1839-2011)

Construção do Arquivo Digital de Informações

Judite A. Gonçalves de Freitas, Ana Amorim

Research output: Contribution to journalArticle

71 Downloads (Pure)

Abstract

A iniciativa de construção do catálogo digital do Arquivo das Minas do Norte de Portugal respeita especificamente aos métodos e procedimentos de criação automática, organização e indexação do conjunto de informações reunidas no arquivo físico das Minas do Norte de Portugal, entre 1839 e 2011. A diversidade de dados contida nos processos originais do arquivo constituiu o nosso maior desafio, na criação do Sistema de Gestão de Bases de Dados, com vista ao arquivamento automático da riqueza de informações processuais. As principais questões relativas à construção da base de dados arquivística foram ultrapassadas pela articulação efetuada entre os problemas teóricos levantados e as soluções técnicas encontradas. Neste trabalho procuramos dar conta da metodologia adotada e dos principais procedimentos técnico-científicos, bem como efetuar uma demonstração das possibilidades de pesquisa e análise de dados oferecidas pelo catálogo digital construído, excluindo a matéria técnica e específica da Geologia.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)75-92
Number of pages18
JournalBoletim de Minas
Volume50
Issue number2
Publication statusPublished - 1 Dec 2016

Cite this

Freitas, Judite A. Gonçalves de ; Amorim, Ana. / O Arquivo das Minas do Norte de Portugal (1839-2011) : Construção do Arquivo Digital de Informações. In: Boletim de Minas. 2016 ; Vol. 50, No. 2. pp. 75-92.
@article{5cde9b24ca8d4d1390e7044f8f903598,
title = "O Arquivo das Minas do Norte de Portugal (1839-2011): Constru{\cc}{\~a}o do Arquivo Digital de Informa{\cc}{\~o}es",
abstract = "A iniciativa de constru{\cc}{\~a}o do cat{\'a}logo digital do Arquivo das Minas do Norte de Portugal respeita especificamente aos m{\'e}todos e procedimentos de cria{\cc}{\~a}o autom{\'a}tica, organiza{\cc}{\~a}o e indexa{\cc}{\~a}o do conjunto de informa{\cc}{\~o}es reunidas no arquivo f{\'i}sico das Minas do Norte de Portugal, entre 1839 e 2011. A diversidade de dados contida nos processos originais do arquivo constituiu o nosso maior desafio, na cria{\cc}{\~a}o do Sistema de Gest{\~a}o de Bases de Dados, com vista ao arquivamento autom{\'a}tico da riqueza de informa{\cc}{\~o}es processuais. As principais quest{\~o}es relativas {\`a} constru{\cc}{\~a}o da base de dados arquiv{\'i}stica foram ultrapassadas pela articula{\cc}{\~a}o efetuada entre os problemas te{\'o}ricos levantados e as solu{\cc}{\~o}es t{\'e}cnicas encontradas. Neste trabalho procuramos dar conta da metodologia adotada e dos principais procedimentos t{\'e}cnico-cient{\'i}ficos, bem como efetuar uma demonstra{\cc}{\~a}o das possibilidades de pesquisa e an{\'a}lise de dados oferecidas pelo cat{\'a}logo digital constru{\'i}do, excluindo a mat{\'e}ria t{\'e}cnica e espec{\'i}fica da Geologia.",
author = "Freitas, {Judite A. Gon{\cc}alves de} and Ana Amorim",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013",
year = "2016",
month = "12",
day = "1",
language = "Portuguese",
volume = "50",
pages = "75--92",
journal = "Boletim de Minas",
number = "2",

}

O Arquivo das Minas do Norte de Portugal (1839-2011) : Construção do Arquivo Digital de Informações. / Freitas, Judite A. Gonçalves de; Amorim, Ana.

In: Boletim de Minas, Vol. 50, No. 2, 01.12.2016, p. 75-92.

Research output: Contribution to journalArticle

TY - JOUR

T1 - O Arquivo das Minas do Norte de Portugal (1839-2011)

T2 - Construção do Arquivo Digital de Informações

AU - Freitas, Judite A. Gonçalves de

AU - Amorim, Ana

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013

PY - 2016/12/1

Y1 - 2016/12/1

N2 - A iniciativa de construção do catálogo digital do Arquivo das Minas do Norte de Portugal respeita especificamente aos métodos e procedimentos de criação automática, organização e indexação do conjunto de informações reunidas no arquivo físico das Minas do Norte de Portugal, entre 1839 e 2011. A diversidade de dados contida nos processos originais do arquivo constituiu o nosso maior desafio, na criação do Sistema de Gestão de Bases de Dados, com vista ao arquivamento automático da riqueza de informações processuais. As principais questões relativas à construção da base de dados arquivística foram ultrapassadas pela articulação efetuada entre os problemas teóricos levantados e as soluções técnicas encontradas. Neste trabalho procuramos dar conta da metodologia adotada e dos principais procedimentos técnico-científicos, bem como efetuar uma demonstração das possibilidades de pesquisa e análise de dados oferecidas pelo catálogo digital construído, excluindo a matéria técnica e específica da Geologia.

AB - A iniciativa de construção do catálogo digital do Arquivo das Minas do Norte de Portugal respeita especificamente aos métodos e procedimentos de criação automática, organização e indexação do conjunto de informações reunidas no arquivo físico das Minas do Norte de Portugal, entre 1839 e 2011. A diversidade de dados contida nos processos originais do arquivo constituiu o nosso maior desafio, na criação do Sistema de Gestão de Bases de Dados, com vista ao arquivamento automático da riqueza de informações processuais. As principais questões relativas à construção da base de dados arquivística foram ultrapassadas pela articulação efetuada entre os problemas teóricos levantados e as soluções técnicas encontradas. Neste trabalho procuramos dar conta da metodologia adotada e dos principais procedimentos técnico-científicos, bem como efetuar uma demonstração das possibilidades de pesquisa e análise de dados oferecidas pelo catálogo digital construído, excluindo a matéria técnica e específica da Geologia.

M3 - Article

VL - 50

SP - 75

EP - 92

JO - Boletim de Minas

JF - Boletim de Minas

IS - 2

ER -