O acervo histórico do Mosteiro de Arouca

recuperação e catalogação

Research output: Contribution to conferenceOther

7 Downloads (Pure)

Abstract

O Mosteiro de Arouca conserva, um grupo de manuscritos litúrgicos e impressos datáveis entre os séculos XII e XIX, de grande importância, cuja inventariação permaneceu incompleta até à data. Entre Setembro de 2015 e Outubro de 2016 decorreu a primeira fase de um projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e levado a cabo numa parceria entre a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e o Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança da FCSH/NOVA, sob a coordenação científica e executiva do Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira. Cumprindo os objectivos deste projecto, foi feita a inventariação (e reorganização com o devido acondicionamento e identificação dos espécimes); digitalização; catalogação dos manuscritos e impressos; e restauro de um códice polifónico de c. 1610-20. Ainda como consequência deste projecto foi restaurado um breviário bracarense de 1494 e um fragmento visigótico nele contido, bem como, foi feita a higienização de todos os impressos e o tratamento da documentação avulsa.
Original languagePortuguese
Pages1-40
Number of pages40
Publication statusPublished - 19 Oct 2017
EventInterdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisbon, Portugal
Duration: 19 Oct 201719 Oct 2017

Conference

ConferenceInterdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts
CountryPortugal
CityLisbon
Period19/10/1719/10/17

Keywords

  • manuscritos litúrgicos
  • Música
  • Expurgo
  • Higienização
  • Recuperação
  • Digitalização
  • Catalogação
  • Conservação
  • Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda
  • Mosteiro de Arouca

Cite this

Chaves, Z. P. M. D., Baptista, A., & Silva, C. P. (2017). O acervo histórico do Mosteiro de Arouca: recuperação e catalogação. 1-40. Interdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts , Lisbon, Portugal.
Chaves, Zuelma Paula Miranda Duarte ; Baptista, António ; Silva, Cátia Paula. / O acervo histórico do Mosteiro de Arouca : recuperação e catalogação. Interdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts , Lisbon, Portugal.40 p.
@conference{26bf9e17f5cc4821950e22d65c45fe6c,
title = "O acervo hist{\'o}rico do Mosteiro de Arouca: recupera{\cc}{\~a}o e cataloga{\cc}{\~a}o",
abstract = "O Mosteiro de Arouca conserva, um grupo de manuscritos lit{\'u}rgicos e impressos dat{\'a}veis entre os s{\'e}culos XII e XIX, de grande import{\^a}ncia, cuja inventaria{\cc}{\~a}o permaneceu incompleta at{\'e} {\`a} data. Entre Setembro de 2015 e Outubro de 2016 decorreu a primeira fase de um projecto financiado pela Funda{\cc}{\~a}o Calouste Gulbenkian e levado a cabo numa parceria entre a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, o Centro de Estudos de Sociologia e Est{\'e}tica Musical e o Instituto de Etnomusicologia – M{\'u}sica e Dan{\cc}a da FCSH/NOVA, sob a coordena{\cc}{\~a}o cient{\'i}fica e executiva do Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira. Cumprindo os objectivos deste projecto, foi feita a inventaria{\cc}{\~a}o (e reorganiza{\cc}{\~a}o com o devido acondicionamento e identifica{\cc}{\~a}o dos esp{\'e}cimes); digitaliza{\cc}{\~a}o; cataloga{\cc}{\~a}o dos manuscritos e impressos; e restauro de um c{\'o}dice polif{\'o}nico de c. 1610-20. Ainda como consequ{\^e}ncia deste projecto foi restaurado um brevi{\'a}rio bracarense de 1494 e um fragmento visig{\'o}tico nele contido, bem como, foi feita a higieniza{\cc}{\~a}o de todos os impressos e o tratamento da documenta{\cc}{\~a}o avulsa.",
keywords = "manuscritos lit{\'u}rgicos, M{\'u}sica, Expurgo, Higieniza{\cc}{\~a}o, Recupera{\cc}{\~a}o, Digitaliza{\cc}{\~a}o, Cataloga{\cc}{\~a}o, Conserva{\cc}{\~a}o, Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda , Mosteiro de Arouca",
author = "Chaves, {Zuelma Paula Miranda Duarte} and Ant{\'o}nio Baptista and Silva, {C{\'a}tia Paula}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013 PTDC/CPC-MMU/0314/2014 ; null ; Conference date: 19-10-2017 Through 19-10-2017",
year = "2017",
month = "10",
day = "19",
language = "Portuguese",
pages = "1--40",

}

Chaves, ZPMD, Baptista, A & Silva, CP 2017, 'O acervo histórico do Mosteiro de Arouca: recuperação e catalogação' Interdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts , Lisbon, Portugal, 19/10/17 - 19/10/17, pp. 1-40.

O acervo histórico do Mosteiro de Arouca : recuperação e catalogação. / Chaves, Zuelma Paula Miranda Duarte; Baptista, António; Silva, Cátia Paula.

2017. 1-40 Interdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts , Lisbon, Portugal.

Research output: Contribution to conferenceOther

TY - CONF

T1 - O acervo histórico do Mosteiro de Arouca

T2 - recuperação e catalogação

AU - Chaves, Zuelma Paula Miranda Duarte

AU - Baptista, António

AU - Silva, Cátia Paula

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013 PTDC/CPC-MMU/0314/2014

PY - 2017/10/19

Y1 - 2017/10/19

N2 - O Mosteiro de Arouca conserva, um grupo de manuscritos litúrgicos e impressos datáveis entre os séculos XII e XIX, de grande importância, cuja inventariação permaneceu incompleta até à data. Entre Setembro de 2015 e Outubro de 2016 decorreu a primeira fase de um projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e levado a cabo numa parceria entre a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e o Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança da FCSH/NOVA, sob a coordenação científica e executiva do Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira. Cumprindo os objectivos deste projecto, foi feita a inventariação (e reorganização com o devido acondicionamento e identificação dos espécimes); digitalização; catalogação dos manuscritos e impressos; e restauro de um códice polifónico de c. 1610-20. Ainda como consequência deste projecto foi restaurado um breviário bracarense de 1494 e um fragmento visigótico nele contido, bem como, foi feita a higienização de todos os impressos e o tratamento da documentação avulsa.

AB - O Mosteiro de Arouca conserva, um grupo de manuscritos litúrgicos e impressos datáveis entre os séculos XII e XIX, de grande importância, cuja inventariação permaneceu incompleta até à data. Entre Setembro de 2015 e Outubro de 2016 decorreu a primeira fase de um projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e levado a cabo numa parceria entre a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e o Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança da FCSH/NOVA, sob a coordenação científica e executiva do Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira. Cumprindo os objectivos deste projecto, foi feita a inventariação (e reorganização com o devido acondicionamento e identificação dos espécimes); digitalização; catalogação dos manuscritos e impressos; e restauro de um códice polifónico de c. 1610-20. Ainda como consequência deste projecto foi restaurado um breviário bracarense de 1494 e um fragmento visigótico nele contido, bem como, foi feita a higienização de todos os impressos e o tratamento da documentação avulsa.

KW - manuscritos litúrgicos

KW - Música

KW - Expurgo

KW - Higienização

KW - Recuperação

KW - Digitalização

KW - Catalogação

KW - Conservação

KW - Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda

KW - Mosteiro de Arouca

M3 - Other

SP - 1

EP - 40

ER -

Chaves ZPMD, Baptista A, Silva CP. O acervo histórico do Mosteiro de Arouca: recuperação e catalogação. 2017. Interdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts , Lisbon, Portugal.