Novos Usos para Lugares de Memória

reencontrar o tempo na Quinta Alegre

Sofia Aleixo, Victor Mestre

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

39 Downloads (Pure)

Abstract

Na segunda metade do século XX, o remanescente da outrora extensa Quinta de recreio romântica localizada nos arredores de Lisboa, estruturas edificadas e jardim, foi classificado como Imóvel de Interesse Público, observando seguidamente um período de degradação e abandono, até ao início do século XXI onde foi objecto de intervenção. Após uma leitura histórica da evolução social da Quinta Alegre, apresenta-se o estudo, o projecto e a obra de restauro, reinfraestruturação e ampliação deste património cultural, onde a expressão artística do programa decorativo da casa nobre, que poderia ter condicionado a definição de um novo uso, contribuiu para a definição de estratégias de reencontro deste lugar de memória com um novo tempo.
Original languagePortuguese
Title of host publicationDinâmicas do Património Artístico.
Subtitle of host publicationCirculação, Transformações e Diálogos
EditorsClara Soares, Vera Mariz
Place of PublicationLisboa
PublisherArtis - Instituto de História da Arte Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Pages259-267
Number of pages8
ISBN (Print)978-989-20-8793-1
Publication statusPublished - 2018
EventDinâmicas do Património Artístico – Circulação, Transformações e Diálogos - Lisboa, Portugal
Duration: 2 Oct 20183 Oct 2018

Conference

ConferenceDinâmicas do Património Artístico – Circulação, Transformações e Diálogos
CountryPortugal
CityLisboa
Period2/10/183/10/18

Keywords

  • Quinta de recreio
  • Património Cultural
  • Intergeracionalidade
  • Restauro
  • Reinfraestruturação
  • Ampliação

Cite this

Aleixo, S., & Mestre, V. (2018). Novos Usos para Lugares de Memória: reencontrar o tempo na Quinta Alegre. In C. Soares, & V. Mariz (Eds.), Dinâmicas do Património Artístico. : Circulação, Transformações e Diálogos (pp. 259-267). Lisboa: Artis - Instituto de História da Arte Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Aleixo, Sofia ; Mestre, Victor . / Novos Usos para Lugares de Memória : reencontrar o tempo na Quinta Alegre. Dinâmicas do Património Artístico. : Circulação, Transformações e Diálogos. editor / Clara Soares ; Vera Mariz. Lisboa : Artis - Instituto de História da Arte Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2018. pp. 259-267
@inproceedings{73fe5bb203834ee28ac692d969f5f3d8,
title = "Novos Usos para Lugares de Mem{\'o}ria: reencontrar o tempo na Quinta Alegre",
abstract = "Na segunda metade do s{\'e}culo XX, o remanescente da outrora extensa Quinta de recreio rom{\^a}ntica localizada nos arredores de Lisboa, estruturas edificadas e jardim, foi classificado como Im{\'o}vel de Interesse P{\'u}blico, observando seguidamente um per{\'i}odo de degrada{\cc}{\~a}o e abandono, at{\'e} ao in{\'i}cio do s{\'e}culo XXI onde foi objecto de interven{\cc}{\~a}o. Ap{\'o}s uma leitura hist{\'o}rica da evolu{\cc}{\~a}o social da Quinta Alegre, apresenta-se o estudo, o projecto e a obra de restauro, reinfraestrutura{\cc}{\~a}o e amplia{\cc}{\~a}o deste patrim{\'o}nio cultural, onde a express{\~a}o art{\'i}stica do programa decorativo da casa nobre, que poderia ter condicionado a defini{\cc}{\~a}o de um novo uso, contribuiu para a defini{\cc}{\~a}o de estrat{\'e}gias de reencontro deste lugar de mem{\'o}ria com um novo tempo.",
keywords = "Quinta de recreio, Patrim{\'o}nio Cultural, Intergeracionalidade, Restauro, Reinfraestrutura{\cc}{\~a}o, Amplia{\cc}{\~a}o",
author = "Sofia Aleixo and Victor Mestre",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147248/PT# UID/HIS/04666/2013",
year = "2018",
language = "Portuguese",
isbn = "978-989-20-8793-1",
pages = "259--267",
editor = "Clara Soares and Vera Mariz",
booktitle = "Din{\^a}micas do Patrim{\'o}nio Art{\'i}stico.",
publisher = "Artis - Instituto de Hist{\'o}ria da Arte Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa",

}

Aleixo, S & Mestre, V 2018, Novos Usos para Lugares de Memória: reencontrar o tempo na Quinta Alegre. in C Soares & V Mariz (eds), Dinâmicas do Património Artístico. : Circulação, Transformações e Diálogos. Artis - Instituto de História da Arte Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, pp. 259-267, Dinâmicas do Património Artístico – Circulação, Transformações e Diálogos, Lisboa, Portugal, 2/10/18.

Novos Usos para Lugares de Memória : reencontrar o tempo na Quinta Alegre. / Aleixo, Sofia; Mestre, Victor .

Dinâmicas do Património Artístico. : Circulação, Transformações e Diálogos. ed. / Clara Soares; Vera Mariz. Lisboa : Artis - Instituto de História da Arte Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2018. p. 259-267.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

TY - GEN

T1 - Novos Usos para Lugares de Memória

T2 - reencontrar o tempo na Quinta Alegre

AU - Aleixo, Sofia

AU - Mestre, Victor

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147248/PT# UID/HIS/04666/2013

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - Na segunda metade do século XX, o remanescente da outrora extensa Quinta de recreio romântica localizada nos arredores de Lisboa, estruturas edificadas e jardim, foi classificado como Imóvel de Interesse Público, observando seguidamente um período de degradação e abandono, até ao início do século XXI onde foi objecto de intervenção. Após uma leitura histórica da evolução social da Quinta Alegre, apresenta-se o estudo, o projecto e a obra de restauro, reinfraestruturação e ampliação deste património cultural, onde a expressão artística do programa decorativo da casa nobre, que poderia ter condicionado a definição de um novo uso, contribuiu para a definição de estratégias de reencontro deste lugar de memória com um novo tempo.

AB - Na segunda metade do século XX, o remanescente da outrora extensa Quinta de recreio romântica localizada nos arredores de Lisboa, estruturas edificadas e jardim, foi classificado como Imóvel de Interesse Público, observando seguidamente um período de degradação e abandono, até ao início do século XXI onde foi objecto de intervenção. Após uma leitura histórica da evolução social da Quinta Alegre, apresenta-se o estudo, o projecto e a obra de restauro, reinfraestruturação e ampliação deste património cultural, onde a expressão artística do programa decorativo da casa nobre, que poderia ter condicionado a definição de um novo uso, contribuiu para a definição de estratégias de reencontro deste lugar de memória com um novo tempo.

KW - Quinta de recreio

KW - Património Cultural

KW - Intergeracionalidade

KW - Restauro

KW - Reinfraestruturação

KW - Ampliação

M3 - Conference contribution

SN - 978-989-20-8793-1

SP - 259

EP - 267

BT - Dinâmicas do Património Artístico.

A2 - Soares, Clara

A2 - Mariz, Vera

PB - Artis - Instituto de História da Arte Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

CY - Lisboa

ER -

Aleixo S, Mestre V. Novos Usos para Lugares de Memória: reencontrar o tempo na Quinta Alegre. In Soares C, Mariz V, editors, Dinâmicas do Património Artístico. : Circulação, Transformações e Diálogos. Lisboa: Artis - Instituto de História da Arte Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2018. p. 259-267