Novas Ameaças à Segurança de Portugal nos Conceitos Estratégicos de Defesa Nacional

Research output: Contribution to journalConference article

5 Downloads (Pure)

Abstract

Os Conceitos Estratégicos de Defesa Nacional (CEDN) são documentos mais estáveis e duradouros que as estratégias definidas por cada um dos governos, que procuram definiras prioridades do Estado em matéria de segurança para o futuro próximo, estando fortemente relacionados com a política externa e de defesa nacional de Portugal, e representando,de igual forma e através da moderação e coordenação do governo, o que os principais atores na área entendem ser o interesse nacional. Interessa-nos particularmente como,num ambiente global e desde o final da Guerra Fria, novas ameaças e riscos são reconhecidos,incorporados e dissecados por esses atores nesta estratégia de segurança. Procuraremos responder a estas questões: Como é que os riscos e ameaças globais que Portugal enfrenta são compreendidos e tratados nos vários CEDN? Quais são as ameaças e riscos à segurança de Portugal identificados pelos decisores? Existem mudanças ao longo do tempo quanto a essa identificação?
Original languagePortuguese
Pages (from-to)77-87
Number of pages10
JournalIDN Cadernos
Issue number25
Publication statusPublished - 2017
EventII Seminário IDN Jovem - Universidade do Minho, Braga, Portugal
Duration: 4 Apr 20175 Apr 2017
Conference number: II

Cite this

@article{e2d70b479ad04156820c1f221d053123,
title = "Novas Amea{\cc}as {\`a} Seguran{\cc}a de Portugal nos Conceitos Estrat{\'e}gicos de Defesa Nacional",
abstract = "Os Conceitos Estrat{\'e}gicos de Defesa Nacional (CEDN) s{\~a}o documentos mais est{\'a}veis e duradouros que as estrat{\'e}gias definidas por cada um dos governos, que procuram definiras prioridades do Estado em mat{\'e}ria de seguran{\cc}a para o futuro pr{\'o}ximo, estando fortemente relacionados com a pol{\'i}tica externa e de defesa nacional de Portugal, e representando,de igual forma e atrav{\'e}s da modera{\cc}{\~a}o e coordena{\cc}{\~a}o do governo, o que os principais atores na {\'a}rea entendem ser o interesse nacional. Interessa-nos particularmente como,num ambiente global e desde o final da Guerra Fria, novas amea{\cc}as e riscos s{\~a}o reconhecidos,incorporados e dissecados por esses atores nesta estrat{\'e}gia de seguran{\cc}a. Procuraremos responder a estas quest{\~o}es: Como {\'e} que os riscos e amea{\cc}as globais que Portugal enfrenta s{\~a}o compreendidos e tratados nos v{\'a}rios CEDN? Quais s{\~a}o as amea{\cc}as e riscos {\`a} seguran{\cc}a de Portugal identificados pelos decisores? Existem mudan{\cc}as ao longo do tempo quanto a essa identifica{\cc}{\~a}o?",
author = "Sousa, {Pedro P}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013 PD/BD/114060/2015",
year = "2017",
language = "Portuguese",
pages = "77--87",
journal = "IDN Cadernos",
issn = "1647-9068",
number = "25",

}

Novas Ameaças à Segurança de Portugal nos Conceitos Estratégicos de Defesa Nacional. / Sousa, Pedro P.

In: IDN Cadernos, No. 25, 2017, p. 77-87.

Research output: Contribution to journalConference article

TY - JOUR

T1 - Novas Ameaças à Segurança de Portugal nos Conceitos Estratégicos de Defesa Nacional

AU - Sousa, Pedro P

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013 PD/BD/114060/2015

PY - 2017

Y1 - 2017

N2 - Os Conceitos Estratégicos de Defesa Nacional (CEDN) são documentos mais estáveis e duradouros que as estratégias definidas por cada um dos governos, que procuram definiras prioridades do Estado em matéria de segurança para o futuro próximo, estando fortemente relacionados com a política externa e de defesa nacional de Portugal, e representando,de igual forma e através da moderação e coordenação do governo, o que os principais atores na área entendem ser o interesse nacional. Interessa-nos particularmente como,num ambiente global e desde o final da Guerra Fria, novas ameaças e riscos são reconhecidos,incorporados e dissecados por esses atores nesta estratégia de segurança. Procuraremos responder a estas questões: Como é que os riscos e ameaças globais que Portugal enfrenta são compreendidos e tratados nos vários CEDN? Quais são as ameaças e riscos à segurança de Portugal identificados pelos decisores? Existem mudanças ao longo do tempo quanto a essa identificação?

AB - Os Conceitos Estratégicos de Defesa Nacional (CEDN) são documentos mais estáveis e duradouros que as estratégias definidas por cada um dos governos, que procuram definiras prioridades do Estado em matéria de segurança para o futuro próximo, estando fortemente relacionados com a política externa e de defesa nacional de Portugal, e representando,de igual forma e através da moderação e coordenação do governo, o que os principais atores na área entendem ser o interesse nacional. Interessa-nos particularmente como,num ambiente global e desde o final da Guerra Fria, novas ameaças e riscos são reconhecidos,incorporados e dissecados por esses atores nesta estratégia de segurança. Procuraremos responder a estas questões: Como é que os riscos e ameaças globais que Portugal enfrenta são compreendidos e tratados nos vários CEDN? Quais são as ameaças e riscos à segurança de Portugal identificados pelos decisores? Existem mudanças ao longo do tempo quanto a essa identificação?

M3 - Conference article

SP - 77

EP - 87

JO - IDN Cadernos

JF - IDN Cadernos

SN - 1647-9068

IS - 25

ER -