Nossa senhora da Conceição de Beja: a última moradia da Infanta Madre d'el Rei

Research output: Contribution to conferenceAbstract

2 Downloads (Pure)

Abstract

O convento da Nossa Senhora da Conceição de Beja foi fundado no século XV pelos duques de Beja, D. Fernando e D. Beatriz, os pais do monarca D. Manuel I. Contíguo ao paço dos duques, foi a última morada da infanta D. Beatriz. Ainda que houvesse freiras a viver no convento desde a década de 1470, a infanta viúva optou por nunca tomar votos e continuar a habitar no paço ducal, com a sua capela própria, cuja ligação ao convento se fazia através de um passadiço de que ainda resta uma parte. No entanto, dedicou os seus últimos anos ao convento, onde mandou instituir uma capela do fundador, e a quem deixou a grande maioria dos seus bens.
Após a morte da infanta, o paço dos duques de Beja deixaria de servir como residência e foi totalmente transformado, seguindo indicações deixadas pela própria, de paço em convento. Para além de tarefas mais triviais, como a limpeza da capela-mor e a guarnição do seu tabuleiro exterior, foram feitas obras importantes como a construção de uma cerca – da altura da enfermaria do convento e para sua defesa, uma vez que só lá ficariam as religiosas, ou a correção do quintal, onde estavam as necessárias da infanta. Datam também desta época a construção do refeitório e do dormitório e, finalmente, a campa da infanta. Nesta comunicação, abordarei a importância do mecenato religioso da infanta D. Beatriz, a forma como privilegiou (como o fariam outros membros da sua família) a observância franciscana, escolhendo fundar um convento de clarissas, mas também a forma como as viúvas da família real optaram, nesta altura, por viver paredes meias com conventos por si fundados, sem nunca tomar votos.
Original languagePortuguese
Pages64-65
Number of pages2
Publication statusPublished - 2019
EventCongresso Internacional «Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas» - Universidade de Évora, Évora, Portugal
Duration: 22 Apr 201924 Apr 2019
https://www.cidehus.uevora.pt/atividades/eventos/(item)/25370

Conference

ConferenceCongresso Internacional «Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas»
CountryPortugal
CityÉvora
Period22/04/1924/04/19
Internet address

Keywords

  • Clarissas
  • Beja
  • Casa Real
  • Duques de Viseu
  • infanta D. Beatriz

Cite this