Nos territórios do Rei. A moradia real de D. Dinis no termo de Lisboa: o Paço de Frielas

Translated title of the contribution: On the King territories. The royal residence of D. Dinis around Lisbon: The Palace of Frielas

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

47 Downloads (Pure)

Abstract

Durante os quarenta e seis anos de governo, o rei D. Dinis promoveu, a par de uma enérgica política governativa e legislativa, da qual resultou a reorganização, o desenvolvimento, o povoamento e o reforço do sistema defensivo do Reino, um importante conjunto de reformas materiais no património palaciano residencial da Coroa.
Responsável por um ininterrupto surto construtivo ao longo de todo o seu reinado, o monarca ordenou a construção e a reconstrução de inúmeras residências régias disseminadas pelo Reino – desde Lisboa e Frielas até Coimbra e Estremoz, passando ainda por Leiria, Sintra e Santarém –, para acolher condignamente os múltiplos membros da Família Real e da Corte itinerante, ou simplesmente para receber o monarca durante os seus momentos de lazer e prazer.
Porém, muito dos paços reais reformados que testemunham essas prodigiosas campanhas artísticas não sobreviveram até aos dias de hoje, remanescendo somente alguns escassos fragmentos arquitectónicos e registos documentais coevos, ambos salvaguardados em algumas das instituições nacionais.
Assim, através do cruzamento das mais diversas e variadas fontes históricas, é nosso propósito proceder à análise e contextualização sistemática das múltiplas fases de intervenção promovidas nos mais diversos paços residenciais dionisínos erguidos em Lisboa e regiões limítrofes, de modo a conhecer os seus programas arquitectónicos e decorativos, executados segundo os modelos estéticos vigentes; identificar as suas necessidades vivenciais e organizativas; e compreender o seu papel no reforço do aparelho de centralização régia e na formação da imagem de um dos monarcas que durante mais tempo conduziu os destinos de Portugal.
Translated title of the contributionOn the King territories. The royal residence of D. Dinis around Lisbon: The Palace of Frielas
Original languagePortuguese
Title of host publicationOs territórios da Lisboa medieval
EditorsJoão Luís Fontes, Luís Filipe Oliveira
Place of PublicationLisboa
PublisherInstituto de Estudos Medievais (IEM)
ChapterVI
Pages139-186
Number of pages47
ISBN (Electronic)978-989-53585-5-7
Publication statusPublished - 28 Nov 2022

Keywords

  • D. Dinis
  • Palácios reais
  • Arquitectura palaciana
  • Paço Régio
  • Paço Real de Frielas

Fingerprint

Dive into the research topics of 'On the King territories. The royal residence of D. Dinis around Lisbon: The Palace of Frielas'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this