Narrativas de Batalhas

das Crónicas ao Teatro Popular por entre Livros de Cavalarias

Research output: Contribution to journalArticle

11 Downloads (Pure)

Abstract

Partido dos textos fundadores dos lendários Doze Pares de França, a conferência visa encontrar as consistências do motivo em outros textos e manifestações, do século XV ao XXI. Convocam-se, para isso, algumas canções de gesta francesas, o afamado livro de cavalarias Palmeirim de Inglaterra de Francisco de Morais, e as traduções castelhana e portuguesa da Historia do Imperador Carlos Magno e dos Doze Pares de Francia (1732), bem como as suas versões curtas e em folheto de cordel. Aduzem-se ainda informações decorrentes do teatro popular que desde cedo, e sobremaneira no século XX, instaurou tradições tanto dos dois lados do Oceano, como nas ilhas atlânticas de São Tomé e Açores. O objetivo do presente estudo é perceber como nasceu, se transformou e perdurou um Imaginário carolíngio em diferentes espaços, revelando-se hoje ainda em diversas manifestações artísticas.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)28-43
Number of pages15
JournalAnais dos Encontros Internacionais de Estudos Medievais
Volume1
Issue number1
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • Imaginário textual
  • Livros de cavalarias
  • Doze pares de França
  • Cavalhadas

Cite this

@article{cce099ae2804409eaf53f3ff56410e44,
title = "Narrativas de Batalhas: das Cr{\'o}nicas ao Teatro Popular por entre Livros de Cavalarias",
abstract = "Partido dos textos fundadores dos lend{\'a}rios Doze Pares de Fran{\cc}a, a confer{\^e}ncia visa encontrar as consist{\^e}ncias do motivo em outros textos e manifesta{\cc}{\~o}es, do s{\'e}culo XV ao XXI. Convocam-se, para isso, algumas can{\cc}{\~o}es de gesta francesas, o afamado livro de cavalarias Palmeirim de Inglaterra de Francisco de Morais, e as tradu{\cc}{\~o}es castelhana e portuguesa da Historia do Imperador Carlos Magno e dos Doze Pares de Francia (1732), bem como as suas vers{\~o}es curtas e em folheto de cordel. Aduzem-se ainda informa{\cc}{\~o}es decorrentes do teatro popular que desde cedo, e sobremaneira no s{\'e}culo XX, instaurou tradi{\cc}{\~o}es tanto dos dois lados do Oceano, como nas ilhas atl{\^a}nticas de S{\~a}o Tom{\'e} e A{\cc}ores. O objetivo do presente estudo {\'e} perceber como nasceu, se transformou e perdurou um Imagin{\'a}rio carol{\'i}ngio em diferentes espa{\cc}os, revelando-se hoje ainda em diversas manifesta{\cc}{\~o}es art{\'i}sticas.",
keywords = "Imagin{\'a}rio textual , Livros de cavalarias, Doze pares de Fran{\cc}a , Cavalhadas",
author = "Margarida Alpalh{\~a}o",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013",
year = "2016",
language = "Portuguese",
volume = "1",
pages = "28--43",
journal = "Anais dos Encontros Internacionais de Estudos Medievais",
issn = "2526-8465",
number = "1",

}

TY - JOUR

T1 - Narrativas de Batalhas

T2 - das Crónicas ao Teatro Popular por entre Livros de Cavalarias

AU - Alpalhão, Margarida

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013

PY - 2016

Y1 - 2016

N2 - Partido dos textos fundadores dos lendários Doze Pares de França, a conferência visa encontrar as consistências do motivo em outros textos e manifestações, do século XV ao XXI. Convocam-se, para isso, algumas canções de gesta francesas, o afamado livro de cavalarias Palmeirim de Inglaterra de Francisco de Morais, e as traduções castelhana e portuguesa da Historia do Imperador Carlos Magno e dos Doze Pares de Francia (1732), bem como as suas versões curtas e em folheto de cordel. Aduzem-se ainda informações decorrentes do teatro popular que desde cedo, e sobremaneira no século XX, instaurou tradições tanto dos dois lados do Oceano, como nas ilhas atlânticas de São Tomé e Açores. O objetivo do presente estudo é perceber como nasceu, se transformou e perdurou um Imaginário carolíngio em diferentes espaços, revelando-se hoje ainda em diversas manifestações artísticas.

AB - Partido dos textos fundadores dos lendários Doze Pares de França, a conferência visa encontrar as consistências do motivo em outros textos e manifestações, do século XV ao XXI. Convocam-se, para isso, algumas canções de gesta francesas, o afamado livro de cavalarias Palmeirim de Inglaterra de Francisco de Morais, e as traduções castelhana e portuguesa da Historia do Imperador Carlos Magno e dos Doze Pares de Francia (1732), bem como as suas versões curtas e em folheto de cordel. Aduzem-se ainda informações decorrentes do teatro popular que desde cedo, e sobremaneira no século XX, instaurou tradições tanto dos dois lados do Oceano, como nas ilhas atlânticas de São Tomé e Açores. O objetivo do presente estudo é perceber como nasceu, se transformou e perdurou um Imaginário carolíngio em diferentes espaços, revelando-se hoje ainda em diversas manifestações artísticas.

KW - Imaginário textual

KW - Livros de cavalarias

KW - Doze pares de França

KW - Cavalhadas

M3 - Article

VL - 1

SP - 28

EP - 43

JO - Anais dos Encontros Internacionais de Estudos Medievais

JF - Anais dos Encontros Internacionais de Estudos Medievais

SN - 2526-8465

IS - 1

ER -