Materiais nanoestruturados para aplicação em edifícios históricos

Estado de conhecimento

Translated title of the contribution: Nano material for historic buildings : State-of-the-art

Joana Costa, M. Rosário Veiga, Paulina Faria

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

13 Downloads (Pure)

Abstract

A conservação e reabilitação de edifícios são práticas cada vez mais frequentes nos últimos anos, com o objetivo de aumentar o período de vida útil dos edifícios antigos, mantendo pelo menos algumas das características originais da construção. Implicam a necessidade de um estudo profundo para o conhecimento dos materiais originais, para que se possam aplicar materiais compatíveis com os existentes, de forma a não provocar novas anomalias. Por vezes os materiais tradicionais, que à partida garantem maior compatibilidade, permitem reparar e recuperar os edifícios, mas pode também ser útil aplicar novos produtos que permitam proteger e conservar os edifícios evitando a substituição dos materiais originais e reduzindo assim a perda de valor histórico e cultural. Os materiais nanoestruturados têm um potencial elevado para este tipo de utilização, já que, pela reduzida dimensão das partículas e elevada reatividade, podem permitir bons resultados com baixa intrusividade. O presente estudo tem como objectivo apresentar uma síntese da bibliografia recente existente sobre materiais nanoestruturados compatíveis para aplicação sobre argamassas de cal aérea e de pedra calcária em edifícios históricos, para a sua conservação e reparação.
Original languagePortuguese
Title of host publicationProceedings do Congresso Ibero-Americano “Património, suas Matérias e Imatérias”
EditorsMarluci Menezes, José Delgado Rodrigues, Dória Costa
Place of PublicationLisbon
PublisherLNEC
Number of pages17
ISBN (Print)978-972-49-2288-1
Publication statusPublished - Nov 2016
EventCongresso Ibero-Americano “Património, suas Matérias e Imatérias” - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisbon, Portugal
Duration: 2 Nov 20163 Nov 2016
http://patrima.lnec.pt/

Conference

ConferenceCongresso Ibero-Americano “Património, suas Matérias e Imatérias”
Abbreviated titlePATRIMA 2017
CountryPortugal
CityLisbon
Period2/11/163/11/16
Internet address

Fingerprint

building

Keywords

  • Nanomaterial
  • Pedra calcária
  • Conservação
  • Património construído
  • Argamassa de cal

Cite this

Costa, J., Veiga, M. R., & Faria, P. (2016). Materiais nanoestruturados para aplicação em edifícios históricos: Estado de conhecimento. In M. Menezes, J. Delgado Rodrigues, & D. Costa (Eds.), Proceedings do Congresso Ibero-Americano “Património, suas Matérias e Imatérias” [71_075] Lisbon: LNEC.
Costa, Joana ; Veiga, M. Rosário ; Faria, Paulina. / Materiais nanoestruturados para aplicação em edifícios históricos : Estado de conhecimento. Proceedings do Congresso Ibero-Americano “Património, suas Matérias e Imatérias”. editor / Marluci Menezes ; José Delgado Rodrigues ; Dória Costa. Lisbon : LNEC, 2016.
@inproceedings{3294fa2b05254fa6b48cc74c13e2d58e,
title = "Materiais nanoestruturados para aplica{\cc}{\~a}o em edif{\'i}cios hist{\'o}ricos: Estado de conhecimento",
abstract = "A conserva{\cc}{\~a}o e reabilita{\cc}{\~a}o de edif{\'i}cios s{\~a}o pr{\'a}ticas cada vez mais frequentes nos {\'u}ltimos anos, com o objetivo de aumentar o per{\'i}odo de vida {\'u}til dos edif{\'i}cios antigos, mantendo pelo menos algumas das caracter{\'i}sticas originais da constru{\cc}{\~a}o. Implicam a necessidade de um estudo profundo para o conhecimento dos materiais originais, para que se possam aplicar materiais compat{\'i}veis com os existentes, de forma a n{\~a}o provocar novas anomalias. Por vezes os materiais tradicionais, que {\`a} partida garantem maior compatibilidade, permitem reparar e recuperar os edif{\'i}cios, mas pode tamb{\'e}m ser {\'u}til aplicar novos produtos que permitam proteger e conservar os edif{\'i}cios evitando a substitui{\cc}{\~a}o dos materiais originais e reduzindo assim a perda de valor hist{\'o}rico e cultural. Os materiais nanoestruturados t{\^e}m um potencial elevado para este tipo de utiliza{\cc}{\~a}o, j{\'a} que, pela reduzida dimens{\~a}o das part{\'i}culas e elevada reatividade, podem permitir bons resultados com baixa intrusividade. O presente estudo tem como objectivo apresentar uma s{\'i}ntese da bibliografia recente existente sobre materiais nanoestruturados compat{\'i}veis para aplica{\cc}{\~a}o sobre argamassas de cal a{\'e}rea e de pedra calc{\'a}ria em edif{\'i}cios hist{\'o}ricos, para a sua conserva{\cc}{\~a}o e repara{\cc}{\~a}o.",
keywords = "Nanomaterial, Pedra calc{\'a}ria , Conserva{\cc}{\~a}o , Patrim{\'o}nio constru{\'i}do , Argamassa de cal",
author = "Joana Costa and Veiga, {M. Ros{\'a}rio} and Paulina Faria",
year = "2016",
month = "11",
language = "Portuguese",
isbn = "978-972-49-2288-1",
editor = "Marluci Menezes and {Delgado Rodrigues}, {Jos{\'e} } and D{\'o}ria Costa",
booktitle = "Proceedings do Congresso Ibero-Americano “Patrim{\'o}nio, suas Mat{\'e}rias e Imat{\'e}rias”",
publisher = "LNEC",

}

Costa, J, Veiga, MR & Faria, P 2016, Materiais nanoestruturados para aplicação em edifícios históricos: Estado de conhecimento. in M Menezes, J Delgado Rodrigues & D Costa (eds), Proceedings do Congresso Ibero-Americano “Património, suas Matérias e Imatérias”., 71_075, LNEC, Lisbon, Congresso Ibero-Americano “Património, suas Matérias e Imatérias”, Lisbon, Portugal, 2/11/16.

Materiais nanoestruturados para aplicação em edifícios históricos : Estado de conhecimento. / Costa, Joana; Veiga, M. Rosário; Faria, Paulina.

Proceedings do Congresso Ibero-Americano “Património, suas Matérias e Imatérias”. ed. / Marluci Menezes; José Delgado Rodrigues; Dória Costa. Lisbon : LNEC, 2016. 71_075.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

TY - GEN

T1 - Materiais nanoestruturados para aplicação em edifícios históricos

T2 - Estado de conhecimento

AU - Costa, Joana

AU - Veiga, M. Rosário

AU - Faria, Paulina

PY - 2016/11

Y1 - 2016/11

N2 - A conservação e reabilitação de edifícios são práticas cada vez mais frequentes nos últimos anos, com o objetivo de aumentar o período de vida útil dos edifícios antigos, mantendo pelo menos algumas das características originais da construção. Implicam a necessidade de um estudo profundo para o conhecimento dos materiais originais, para que se possam aplicar materiais compatíveis com os existentes, de forma a não provocar novas anomalias. Por vezes os materiais tradicionais, que à partida garantem maior compatibilidade, permitem reparar e recuperar os edifícios, mas pode também ser útil aplicar novos produtos que permitam proteger e conservar os edifícios evitando a substituição dos materiais originais e reduzindo assim a perda de valor histórico e cultural. Os materiais nanoestruturados têm um potencial elevado para este tipo de utilização, já que, pela reduzida dimensão das partículas e elevada reatividade, podem permitir bons resultados com baixa intrusividade. O presente estudo tem como objectivo apresentar uma síntese da bibliografia recente existente sobre materiais nanoestruturados compatíveis para aplicação sobre argamassas de cal aérea e de pedra calcária em edifícios históricos, para a sua conservação e reparação.

AB - A conservação e reabilitação de edifícios são práticas cada vez mais frequentes nos últimos anos, com o objetivo de aumentar o período de vida útil dos edifícios antigos, mantendo pelo menos algumas das características originais da construção. Implicam a necessidade de um estudo profundo para o conhecimento dos materiais originais, para que se possam aplicar materiais compatíveis com os existentes, de forma a não provocar novas anomalias. Por vezes os materiais tradicionais, que à partida garantem maior compatibilidade, permitem reparar e recuperar os edifícios, mas pode também ser útil aplicar novos produtos que permitam proteger e conservar os edifícios evitando a substituição dos materiais originais e reduzindo assim a perda de valor histórico e cultural. Os materiais nanoestruturados têm um potencial elevado para este tipo de utilização, já que, pela reduzida dimensão das partículas e elevada reatividade, podem permitir bons resultados com baixa intrusividade. O presente estudo tem como objectivo apresentar uma síntese da bibliografia recente existente sobre materiais nanoestruturados compatíveis para aplicação sobre argamassas de cal aérea e de pedra calcária em edifícios históricos, para a sua conservação e reparação.

KW - Nanomaterial

KW - Pedra calcária

KW - Conservação

KW - Património construído

KW - Argamassa de cal

UR - https://run.unl.pt/handle/10362/19318

M3 - Conference contribution

SN - 978-972-49-2288-1

BT - Proceedings do Congresso Ibero-Americano “Património, suas Matérias e Imatérias”

A2 - Menezes, Marluci

A2 - Delgado Rodrigues, José

A2 - Costa, Dória

PB - LNEC

CY - Lisbon

ER -

Costa J, Veiga MR, Faria P. Materiais nanoestruturados para aplicação em edifícios históricos: Estado de conhecimento. In Menezes M, Delgado Rodrigues J, Costa D, editors, Proceedings do Congresso Ibero-Americano “Património, suas Matérias e Imatérias”. Lisbon: LNEC. 2016. 71_075