Music is Coming: a música como veículo de poder em personagens femininas na série televisiva Game of Thrones

Research output: Contribution to conferenceAbstract

11 Downloads (Pure)

Abstract

A série televisiva Game of Thrones (2011-) – considerada o maior sucesso da HBO desde a série Os Sopranos (Hughes 2014) – é reconhecida pela densidade e complexidade narrativas assim como a multiplicidade de personagens. A sua transposição para o formato televisivo tem tornado cada vez mais visível o distanciamento entre o arco narrativo dos livros e da série, colocando várias personagens femininas com um papel cada vez mais relevante no meio audiovisual.
Esta atribuição gradual de poder é também reforçada pelo acompanhamento musical destinado à narrativa de cada uma destas personagens, constituído pelo seu próprio material temático, instrumentação e timbres. O presente artigo examina a música associada às mulheres Cersei Lannister, Daenerys Targaeryen, Sansa e Arya Stark e como esta pode ser considerada um veículo de empoderamento à medida que estas prosseguem na narrativa televisiva e alcançam posições de poder anacrónicas com a dominação masculina associada ao contexto histórico-medieval do universo de Westeros.
Original languagePortuguese
Pages81
Number of pages1
Publication statusPublished - Nov 2017
EventVII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017 - Universidade do Minho, SPIM, Braga, Portugal
Duration: 9 Nov 201711 Nov 2017

Conference

ConferenceVII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017
Abbreviated titleENIM 2017
CountryPortugal
CityBraga
Period9/11/1711/11/17

Keywords

  • Música e género
  • Game of Thrones
  • representações femininas
  • dominação masculina

Cite this

Freitas, J. (2017). Music is Coming: a música como veículo de poder em personagens femininas na série televisiva Game of Thrones. 81. Abstract from VII Encontro Nacional de Investigação em Música ENIM 2017, Braga, Portugal.