Mostrando a casa ao visitante: a visão de seis compositores sobre a música no Brasil em entrevista a Fernando Lopes-Graça

Research output: Contribution to conferencePaper

Abstract

Apresento uma análise do Inquérito aos compositores brasileiros, entrevista realizada pelo compositor português Fernando Lopes-Graça a Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Luiz Cosme, Guerra-Peixe e Cláudio Santoro durante sua estada no Brasil em 1958. As questões versavam sobre a formação dos autores, suas influências estéticas e sua visão sobre a situação da música no país, tendo os entrevistados apontado a formação de público e a comunicabilidade da arte como as suas principais preocupações. Pode-se relacionar, em muitos pontos, a visão dos músicos brasileiros à do entrevistador, manifesta em seus textos, correspondência pessoal e em uma entrevista realizada por Mozart de Araújo em 1951. A ligação dos entrevistados a uma estética baseada na pesquisa e aproveitamento da música tradicional/popular deixa-nos questões sobre a identidade e situação dos músicos que, no período, não se dedicavam a essa vertente de composição. Destaca-se, passado mais de meio século, a atualidade dos problemas levantados.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 2016
EventIII Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos - Sevilha, Spain
Duration: 10 Mar 201611 Mar 2016
http://www.musicologiacriativa.com/

Conference

ConferenceIII Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos
CountrySpain
CitySevilha
Period10/03/1611/03/16
Internet address

Keywords

  • Fernando Lopes-Graça
  • Nacionalismo Musical
  • Dodecafonismo
  • Recepção Musical
  • Formação de Público

Cite this

Lopes, G. (2016). Mostrando a casa ao visitante: a visão de seis compositores sobre a música no Brasil em entrevista a Fernando Lopes-Graça. Paper presented at III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, Sevilha, Spain.