TY - JOUR
T1 - Modelos descontínuos na análise tridimensional do comportamento hidromecânico de fundações de barragens de betão
AU - Azevedo, Nuno Monteiro
AU - Farinha, Maria Luísa Braga
AU - Sá, Magda
AU - Almeida, João Rocha de
N1 - Os estudos que se apresentam enquadram-se no Projeto de Investigação do LNEC "DAMFA - Soluções de ponta para a avaliação sustentável das fundações de barragens de betão", que está a ser desenvolvido em parceria com a NOVA.ID.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa.
PY - 2021/3/12
Y1 - 2021/3/12
N2 - Neste artigo apresenta-se a formulação e resultados da aplicação de dois modelos descontínuos tridimensionais que simulam a interação hidromecânica. Nestes modelos o comportamento mecânico é simulado de forma idêntica mas o comportamento hidráulico é simulado com duas abordagens diferentes. O primeiro modelo baseia-se numa formulação que admite o escoamento através de elementos planos de interface. O segundo modelo, que se propõe neste artigo, baseia-se numa discretização unidimensional, ocorrendo o escoamento através de elementos de canais. Os modelos hidromecânicos implementados no módulo computacional Parmac3D-Fflow são verificados e validados através de exemplos simples, e o modelo proposto é calibrado de modo a serem obtidos, com os dois modelos, os mesmos valores de pressão e de caudal. Foi desenvolvido um modelo hidromecânico de um conjunto barragem/fundação, tendo em consideração a existência de cortina de impermeabilização e de sistema de drenagem na fundação. Salientam-se as vantagens do modelo proposto no estudo do comportamento hidromecânico de fundações de barragens.
AB - Neste artigo apresenta-se a formulação e resultados da aplicação de dois modelos descontínuos tridimensionais que simulam a interação hidromecânica. Nestes modelos o comportamento mecânico é simulado de forma idêntica mas o comportamento hidráulico é simulado com duas abordagens diferentes. O primeiro modelo baseia-se numa formulação que admite o escoamento através de elementos planos de interface. O segundo modelo, que se propõe neste artigo, baseia-se numa discretização unidimensional, ocorrendo o escoamento através de elementos de canais. Os modelos hidromecânicos implementados no módulo computacional Parmac3D-Fflow são verificados e validados através de exemplos simples, e o modelo proposto é calibrado de modo a serem obtidos, com os dois modelos, os mesmos valores de pressão e de caudal. Foi desenvolvido um modelo hidromecânico de um conjunto barragem/fundação, tendo em consideração a existência de cortina de impermeabilização e de sistema de drenagem na fundação. Salientam-se as vantagens do modelo proposto no estudo do comportamento hidromecânico de fundações de barragens.
KW - fundações de barragens de betão
KW - comportamento hidromecânico
KW - modelação numérica tridimensional
U2 - 10.24849/j.geot.2021.151.02
DO - 10.24849/j.geot.2021.151.02
M3 - Article
SN - 0379-9522
SP - 5
EP - 32
JO - Geotecnia
JF - Geotecnia
IS - 151
ER -