Minho, Douro e Trás-os-Montes: Imagens do ambiente natural e humano na literatura de ficção

Ana Cristina Carvalho (Editor/Coordinator), Isabel Maria Fernandes Alves (Editor/Coordinator), Ana Luísa Luz (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBookpeer-review

53 Downloads (Pure)

Abstract

A ocidente, o oceano, que dá ao Minho o horizonte “fechado pelas montanhas mais chuvosas da Europa” e bastos rios animando “veigas altamente produtivas”. De leste, a influência continental que endurece o clima, aliado à rocha e à avareza dos solos na criação da fácies transmontana. Território Norte, geográfico e poético, unido a sul pelo fio do Douro, entre as escarpas da fronteira e a calmaria da foz. Dos Cancioneiros Populares aos títulos do século XXI, poucas formas primitivas da natureza e da construção antrópica da paisagem ficaram à margem da sensibilidade dos escritores e das páginas da Literatura Portuguesa.
Que valor tem a nossa literatura de ficção enquanto celeiro imaterial da memória de Minho, Douro e Trás-os-Montes? Que imagens desse património nos legaram os escritores nos seus romances, contos e novelas? Podem as suas páginas acender a consciência ecológica, geográfica e climática nos leitores de hoje?

As investigadoras Ana Cristina Carvalho (Universidade Nova de Lisboa), Isabel Fernandes Alves (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Ana Luísa Luz (Universidade Nova de Lisboa) reuniram em torno destas questões 15 investigadores, numa cooperação consagrada à região norte de Portugal, firmada na análise de 35 obras de ficção de 17 escritores da Literatura Portuguesa .
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherBy the Book
Number of pages319
ISBN (Print)978-989-35649-5-0
Publication statusPublished - 2024

Publication series

NameLiteratura e Ambiente
No.3

Cite this