Metodologias Participativas: Os media e a educação

Maria José Brites (Editor/Coordinator), Ana Margarida Ferreira Rato Jorge (Editor/Coordinator), Sílvio Correia Santos (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBook

3 Downloads (Pure)

Abstract

Este livro representa o corolário de mais de dois anos de trabalho num projeto de investigação ação-participação no qual a rádio e a internet se uniram para fomentar novos horizontes de cidadania, de diálogo e de aprendizagem fora da escola. Trata-se de uma coleção de textos com experiências e reflexões que ajudam a compreender melhor o potencial cívico e educativo de projetos
que se apoiam nestas plataformas, que partilham estes objetivos de empoderamento social e que aplicam este tipo de metodologias. Efetivamente, as metodologias participativas podem facilitar processos de aprendizagem e de identificação positiva dos indivíduos envolvidos com os projetos (Brites et al., 2014a; Brites et al., 2014b; Santos et al., 2015), muito em especial quando é estimulada uma praxis e uma reflexão (Brites et al, 2014b; Brites et al. 2014c). A mediatização do mundo atual, consubstanciada em diversos formatos e com presença ubíqua, coadjuva o uso de ferramentas de mediatização que facilitam processos de integração, de cidadania e de ligação do individual ao colectivo.
Original languagePortuguese
Place of PublicationCovilhã
PublisherLabCom Books
Number of pages319
ISBN (Print)978-989-654-232-0
Publication statusPublished - 2015

Keywords

  • Metodologias
  • Participativas
  • Média

Cite this