Memórias de um Fidalgo de Chaves

Um olhar português sobre a Itália do Renascimento

Paulo Esmeraldo Catarino Lopes (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBook

Abstract

Edição de um dos textos modernos mais originais e elucidativos das realidades cortesãs e de cortesania cristã na órbitra do Renascimento na Roma papal.
Viajar com intuito de marcar o observado e dar conta do conteúdo aos que viajam, apontar diferenças de hábitos de protocolo de dia-a-dia, tentar entender e contornar ou integrar as esferas de diferentes poderes que se cruzavam em Roma com a presença de representantes de outras Coroas, os Cardeais ou o Papa, são as grandes linhas da trama arquitetada por esse “criado” e “fidalgo de Chaves”. Um texto fortemente autoral mas anónimo, como que prometendo a individualidade do relator, o afirmar do seu poder de construir e de sustentar descrições.
A riqueza ultrapassa a descrição, mais ou menos precisa. Os conflitos de poder presentes nas clivagens eclesiológicas e na moralidade religiosa em atitude geopolítica principesca e linhagística, os interesses de gentes dos saberes livrescos e dos diferentes e
regulamentados direitos, ou daqueles do círculo teológico-eclesial, refletem uma cidade política e de referência política, um mundo em mudanças e em procura de convívios e de atitude e de valores perante clássicos e as suas possíveis leituras e em atenção expectante perante a “novidade” da diferença, do exótico, do não europeu.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherCEHR-UCP - Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa
Number of pages202
Edition1
ISBN (Print)978-972-8361-78-5
Publication statusPublished - 2017

Publication series

NameHistória Religiosa. Fontes e subsídios
PublisherCEHR- UCP
No.14

Keywords

  • Europa
  • Roma
  • poder
  • quotidiano
  • guerra
  • cúria
  • papado
  • Alteridade
  • Visão do Outro
  • Encontro civilizacional

Cite this

Lopes, P. E. C. (2017). Memórias de um Fidalgo de Chaves: Um olhar português sobre a Itália do Renascimento. (1 ed.) (História Religiosa. Fontes e subsídios; No. 14). Lisboa: CEHR-UCP - Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
Lopes, Paulo Esmeraldo Catarino. / Memórias de um Fidalgo de Chaves : Um olhar português sobre a Itália do Renascimento. 1 ed. Lisboa : CEHR-UCP - Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2017. 202 p. (História Religiosa. Fontes e subsídios; 14).
@book{a595d28af07246499f722323cda77453,
title = "Mem{\'o}rias de um Fidalgo de Chaves: Um olhar portugu{\^e}s sobre a It{\'a}lia do Renascimento",
abstract = "Edi{\cc}{\~a}o de um dos textos modernos mais originais e elucidativos das realidades cortes{\~a}s e de cortesania crist{\~a} na {\'o}rbitra do Renascimento na Roma papal.Viajar com intuito de marcar o observado e dar conta do conte{\'u}do aos que viajam, apontar diferen{\cc}as de h{\'a}bitos de protocolo de dia-a-dia, tentar entender e contornar ou integrar as esferas de diferentes poderes que se cruzavam em Roma com a presen{\cc}a de representantes de outras Coroas, os Cardeais ou o Papa, s{\~a}o as grandes linhas da trama arquitetada por esse “criado” e “fidalgo de Chaves”. Um texto fortemente autoral mas an{\'o}nimo, como que prometendo a individualidade do relator, o afirmar do seu poder de construir e de sustentar descri{\cc}{\~o}es.A riqueza ultrapassa a descri{\cc}{\~a}o, mais ou menos precisa. Os conflitos de poder presentes nas clivagens eclesiol{\'o}gicas e na moralidade religiosa em atitude geopol{\'i}tica principesca e linhag{\'i}stica, os interesses de gentes dos saberes livrescos e dos diferentes eregulamentados direitos, ou daqueles do c{\'i}rculo teol{\'o}gico-eclesial, refletem uma cidade pol{\'i}tica e de refer{\^e}ncia pol{\'i}tica, um mundo em mudan{\cc}as e em procura de conv{\'i}vios e de atitude e de valores perante cl{\'a}ssicos e as suas poss{\'i}veis leituras e em aten{\cc}{\~a}o expectante perante a “novidade” da diferen{\cc}a, do ex{\'o}tico, do n{\~a}o europeu.",
keywords = "Europa, Roma, poder, quotidiano, guerra, c{\'u}ria, papado, Alteridade, Vis{\~a}o do Outro, Encontro civilizacional",
author = "Lopes, {Paulo Esmeraldo Catarino}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH{\%}2FBPD{\%}2F97963{\%}2F2013/PT# info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147246/PT# SFRH/BPD/97963/2013 UID/HIS/00749/2013",
year = "2017",
language = "Portuguese",
isbn = "978-972-8361-78-5",
series = "Hist{\'o}ria Religiosa. Fontes e subs{\'i}dios",
publisher = "CEHR-UCP - Centro de Estudos de Hist{\'o}ria Religiosa da Universidade Cat{\'o}lica Portuguesa",
number = "14",
edition = "1",

}

Lopes, PEC 2017, Memórias de um Fidalgo de Chaves: Um olhar português sobre a Itália do Renascimento. História Religiosa. Fontes e subsídios, no. 14, 1 edn, CEHR-UCP - Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.

Memórias de um Fidalgo de Chaves : Um olhar português sobre a Itália do Renascimento. / Lopes, Paulo Esmeraldo Catarino (Editor/Coordinator).

1 ed. Lisboa : CEHR-UCP - Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2017. 202 p. (História Religiosa. Fontes e subsídios; No. 14).

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - Memórias de um Fidalgo de Chaves

T2 - Um olhar português sobre a Itália do Renascimento

A2 - Lopes, Paulo Esmeraldo Catarino

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F97963%2F2013/PT# info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147246/PT# SFRH/BPD/97963/2013 UID/HIS/00749/2013

PY - 2017

Y1 - 2017

N2 - Edição de um dos textos modernos mais originais e elucidativos das realidades cortesãs e de cortesania cristã na órbitra do Renascimento na Roma papal.Viajar com intuito de marcar o observado e dar conta do conteúdo aos que viajam, apontar diferenças de hábitos de protocolo de dia-a-dia, tentar entender e contornar ou integrar as esferas de diferentes poderes que se cruzavam em Roma com a presença de representantes de outras Coroas, os Cardeais ou o Papa, são as grandes linhas da trama arquitetada por esse “criado” e “fidalgo de Chaves”. Um texto fortemente autoral mas anónimo, como que prometendo a individualidade do relator, o afirmar do seu poder de construir e de sustentar descrições.A riqueza ultrapassa a descrição, mais ou menos precisa. Os conflitos de poder presentes nas clivagens eclesiológicas e na moralidade religiosa em atitude geopolítica principesca e linhagística, os interesses de gentes dos saberes livrescos e dos diferentes eregulamentados direitos, ou daqueles do círculo teológico-eclesial, refletem uma cidade política e de referência política, um mundo em mudanças e em procura de convívios e de atitude e de valores perante clássicos e as suas possíveis leituras e em atenção expectante perante a “novidade” da diferença, do exótico, do não europeu.

AB - Edição de um dos textos modernos mais originais e elucidativos das realidades cortesãs e de cortesania cristã na órbitra do Renascimento na Roma papal.Viajar com intuito de marcar o observado e dar conta do conteúdo aos que viajam, apontar diferenças de hábitos de protocolo de dia-a-dia, tentar entender e contornar ou integrar as esferas de diferentes poderes que se cruzavam em Roma com a presença de representantes de outras Coroas, os Cardeais ou o Papa, são as grandes linhas da trama arquitetada por esse “criado” e “fidalgo de Chaves”. Um texto fortemente autoral mas anónimo, como que prometendo a individualidade do relator, o afirmar do seu poder de construir e de sustentar descrições.A riqueza ultrapassa a descrição, mais ou menos precisa. Os conflitos de poder presentes nas clivagens eclesiológicas e na moralidade religiosa em atitude geopolítica principesca e linhagística, os interesses de gentes dos saberes livrescos e dos diferentes eregulamentados direitos, ou daqueles do círculo teológico-eclesial, refletem uma cidade política e de referência política, um mundo em mudanças e em procura de convívios e de atitude e de valores perante clássicos e as suas possíveis leituras e em atenção expectante perante a “novidade” da diferença, do exótico, do não europeu.

KW - Europa

KW - Roma

KW - poder

KW - quotidiano

KW - guerra

KW - cúria

KW - papado

KW - Alteridade

KW - Visão do Outro

KW - Encontro civilizacional

M3 - Book

SN - 978-972-8361-78-5

T3 - História Religiosa. Fontes e subsídios

BT - Memórias de um Fidalgo de Chaves

PB - CEHR-UCP - Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa

CY - Lisboa

ER -

Lopes PEC. Memórias de um Fidalgo de Chaves: Um olhar português sobre a Itália do Renascimento. 1 ed. Lisboa: CEHR-UCP - Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2017. 202 p. (História Religiosa. Fontes e subsídios; 14).