Mediação intercultural e território: estratégias e desafios

Ana Maria Costa e Silva, Ana Felisbela Piedade, Margarida Morgado, María del Carmen Arau Ribeiro

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

258 Downloads (Pure)

Abstract

No presente texto partilhamos um conjunto de reflexões acerca da mediação intercultural e da sua importante mobilização em territórios multiculturais. Pensar o território, qualquer que seja, implica conhecer e compreender as populações, cultura(s), potencialidades e dinâmicas. Supõe, igualmente, com-preender as interações sociais e eventuais situações de tensão ou conflito que aí se manifestem no âmbito das vivências dos seus habitantes migrantes e/ou naturais. Sabendo que todos os territórios são dinâmicos e passíveis de trans-formação, consideramos fundamental avaliar as mudanças sociais e culturais que neles ocorrem e atender às várias identidades que aí se geram e integram.
Original languagePortuguese
Title of host publicationEntre Iguais e Diferentes
Subtitle of host publicationA Mediação Intercultural - Atas das I Jornadas da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural
Place of PublicationLisboa
PublisherAlto Comissariado para as Migrações, I.P.
Pages9-29
Number of pages20
ISBN (Print)978-989-685-078-4
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • Mediação Intercultural
  • Território
  • Estratégias
  • Desafios

Cite this

Silva, A. M. C. E., Piedade, A. F., Morgado, M., & Arau Ribeiro, M. D. C. (2016). Mediação intercultural e território: estratégias e desafios. In Entre Iguais e Diferentes: A Mediação Intercultural - Atas das I Jornadas da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (pp. 9-29). Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações, I.P..