Martin Codax: a história que a música conta

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

O cancioneiro de Martin Codax tem suscitado posições interpretativas nem sempre conciliáveis entre si. Aqui são apresentadas e discutidas as contribuições recentes mais significativas, em particular as de William Paden. Passa-se seguidamente a tentar perceber que aspectos musicais, no Pergaminho Vindel, poderão apontar para um antigo estilo de canção feminina simbolizado pela temática de “amigo”. Convocam-se os estudos de género e o seu impacto no debate sobre a cantiga d'amigo, avaliado por Alan Deyermond; apresentam-se as diversas abordagens suscitadas pelas melodias desde que foram descobertas. Explora-se ainda a diferença entre as cantigas II e III e as restantes aí
apontadas, bem como a interpretação métrica da terceira, com referência aos trabalhos recentes de Stephen Parkinson e Rip Cohen, propondo-se novas edições musicais para essas duas cantigas (e também, de passagem, para a cantiga V). São finalmente identificados, de forma hipotética, os aspectos estilísticos no Pergaminho que poderão remontar à esfera da canção de mulher, por oposição aos que provavelmente espelham uma elaboração artística de iniciativa dos jograis galegos.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)1-35
Number of pages34
JournalMedievalista online
Issue number24
Publication statusPublished - 2018

Keywords

  • Martin Codax
  • História da Música
  • Idade Média

Cite this

@article{0d46509243d044789cd1e0b21a03a1af,
title = "Martin Codax: a hist{\'o}ria que a m{\'u}sica conta",
abstract = "O cancioneiro de Martin Codax tem suscitado posi{\cc}{\~o}es interpretativas nem sempre concili{\'a}veis entre si. Aqui s{\~a}o apresentadas e discutidas as contribui{\cc}{\~o}es recentes mais significativas, em particular as de William Paden. Passa-se seguidamente a tentar perceber que aspectos musicais, no Pergaminho Vindel, poder{\~a}o apontar para um antigo estilo de can{\cc}{\~a}o feminina simbolizado pela tem{\'a}tica de “amigo”. Convocam-se os estudos de g{\'e}nero e o seu impacto no debate sobre a cantiga d'amigo, avaliado por Alan Deyermond; apresentam-se as diversas abordagens suscitadas pelas melodias desde que foram descobertas. Explora-se ainda a diferen{\cc}a entre as cantigas II e III e as restantes a{\'i}apontadas, bem como a interpreta{\cc}{\~a}o m{\'e}trica da terceira, com refer{\^e}ncia aos trabalhos recentes de Stephen Parkinson e Rip Cohen, propondo-se novas edi{\cc}{\~o}es musicais para essas duas cantigas (e tamb{\'e}m, de passagem, para a cantiga V). S{\~a}o finalmente identificados, de forma hipot{\'e}tica, os aspectos estil{\'i}sticos no Pergaminho que poder{\~a}o remontar {\`a} esfera da can{\cc}{\~a}o de mulher, por oposi{\cc}{\~a}o aos que provavelmente espelham uma elabora{\cc}{\~a}o art{\'i}stica de iniciativa dos jograis galegos.",
keywords = "Martin Codax, Hist{\'o}ria da M{\'u}sica, Idade M{\'e}dia",
author = "Ferreira, {Manuel Pedro}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013",
year = "2018",
language = "Portuguese",
pages = "1--35",
journal = "Medievalista online",
number = "24",

}

Martin Codax : a história que a música conta. / Ferreira, Manuel Pedro.

In: Medievalista online, No. 24, 2018, p. 1-35.

Research output: Contribution to journalArticle

TY - JOUR

T1 - Martin Codax

T2 - a história que a música conta

AU - Ferreira, Manuel Pedro

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - O cancioneiro de Martin Codax tem suscitado posições interpretativas nem sempre conciliáveis entre si. Aqui são apresentadas e discutidas as contribuições recentes mais significativas, em particular as de William Paden. Passa-se seguidamente a tentar perceber que aspectos musicais, no Pergaminho Vindel, poderão apontar para um antigo estilo de canção feminina simbolizado pela temática de “amigo”. Convocam-se os estudos de género e o seu impacto no debate sobre a cantiga d'amigo, avaliado por Alan Deyermond; apresentam-se as diversas abordagens suscitadas pelas melodias desde que foram descobertas. Explora-se ainda a diferença entre as cantigas II e III e as restantes aíapontadas, bem como a interpretação métrica da terceira, com referência aos trabalhos recentes de Stephen Parkinson e Rip Cohen, propondo-se novas edições musicais para essas duas cantigas (e também, de passagem, para a cantiga V). São finalmente identificados, de forma hipotética, os aspectos estilísticos no Pergaminho que poderão remontar à esfera da canção de mulher, por oposição aos que provavelmente espelham uma elaboração artística de iniciativa dos jograis galegos.

AB - O cancioneiro de Martin Codax tem suscitado posições interpretativas nem sempre conciliáveis entre si. Aqui são apresentadas e discutidas as contribuições recentes mais significativas, em particular as de William Paden. Passa-se seguidamente a tentar perceber que aspectos musicais, no Pergaminho Vindel, poderão apontar para um antigo estilo de canção feminina simbolizado pela temática de “amigo”. Convocam-se os estudos de género e o seu impacto no debate sobre a cantiga d'amigo, avaliado por Alan Deyermond; apresentam-se as diversas abordagens suscitadas pelas melodias desde que foram descobertas. Explora-se ainda a diferença entre as cantigas II e III e as restantes aíapontadas, bem como a interpretação métrica da terceira, com referência aos trabalhos recentes de Stephen Parkinson e Rip Cohen, propondo-se novas edições musicais para essas duas cantigas (e também, de passagem, para a cantiga V). São finalmente identificados, de forma hipotética, os aspectos estilísticos no Pergaminho que poderão remontar à esfera da canção de mulher, por oposição aos que provavelmente espelham uma elaboração artística de iniciativa dos jograis galegos.

KW - Martin Codax

KW - História da Música

KW - Idade Média

M3 - Article

SP - 1

EP - 35

JO - Medievalista online

JF - Medievalista online

IS - 24

ER -