Segurança marítima e os estudos de segurança

Revisão da literatura

Translated title of the contribution: Maritime security and security studies: A literature review

Research output: Contribution to journalArticle

1 Downloads (Pure)

Abstract

O conceito de segurança marítima é frequentemente descrito como sendo abrangente e difuso. Em alguns casos, a sua conceptualização é em função do contexto ou dos atores em questão. Esta revisão da literatura tem como objetivo correlacionar os conceitos de segurança, enquadrados pelos debates das relações internacionais, com os conceitos de segurança marítima.
Esta análise será desenvolvida através de uma avaliação profunda e crítica de trabalhos de investigação anteriores, no âmbito dos estudos de segurança, a fim de procurar consistências ou visões contrárias. Os resultados revelaram que existe uma correlação das «tendências» das teorias das relações internacionais e os conceitos de segurança marítima aceites.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)11-24
Number of pages12
JournalR:I / Relações Internacionais
Issue number57
DOIs
Publication statusPublished - Mar 2018

Fingerprint

literature

Keywords

  • Segurança marítima
  • estudos de segurança
  • revisão da literatura
  • Relações Internacionais

Cite this

@article{9f4e83cd466d4675a3e879a514722f55,
title = "Seguran{\cc}a mar{\'i}tima e os estudos de seguran{\cc}a: Revis{\~a}o da literatura",
abstract = "O conceito de seguran{\cc}a mar{\'i}tima {\'e} frequentemente descrito como sendo abrangente e difuso. Em alguns casos, a sua conceptualiza{\cc}{\~a}o {\'e} em fun{\cc}{\~a}o do contexto ou dos atores em quest{\~a}o. Esta revis{\~a}o da literatura tem como objetivo correlacionar os conceitos de seguran{\cc}a, enquadrados pelos debates das rela{\cc}{\~o}es internacionais, com os conceitos de seguran{\cc}a mar{\'i}tima.Esta an{\'a}lise ser{\'a} desenvolvida atrav{\'e}s de uma avalia{\cc}{\~a}o profunda e cr{\'i}tica de trabalhos de investiga{\cc}{\~a}o anteriores, no {\^a}mbito dos estudos de seguran{\cc}a, a fim de procurar consist{\^e}ncias ou vis{\~o}es contr{\'a}rias. Os resultados revelaram que existe uma correla{\cc}{\~a}o das «tend{\^e}ncias» das teorias das rela{\cc}{\~o}es internacionais e os conceitos de seguran{\cc}a mar{\'i}tima aceites.",
keywords = "Seguran{\cc}a mar{\'i}tima, estudos de seguran{\cc}a, revis{\~a}o da literatura, Rela{\cc}{\~o}es Internacionais",
author = "Jo{\~a}o Piedade",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013",
year = "2018",
month = "3",
doi = "10.23906/ri2018.57a02",
language = "Portuguese",
pages = "11--24",
journal = "R:I / Rela{\cc}{\~o}es Internacionais",
issn = "1645-9199",
publisher = "Universidade Nova de Lisboa, Instituto Portugu{\^e}s de Rela{\cc}{\~o}es Internacionais",
number = "57",

}

Segurança marítima e os estudos de segurança : Revisão da literatura. / Piedade, João.

In: R:I / Relações Internacionais, No. 57, 03.2018, p. 11-24.

Research output: Contribution to journalArticle

TY - JOUR

T1 - Segurança marítima e os estudos de segurança

T2 - Revisão da literatura

AU - Piedade, João

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013

PY - 2018/3

Y1 - 2018/3

N2 - O conceito de segurança marítima é frequentemente descrito como sendo abrangente e difuso. Em alguns casos, a sua conceptualização é em função do contexto ou dos atores em questão. Esta revisão da literatura tem como objetivo correlacionar os conceitos de segurança, enquadrados pelos debates das relações internacionais, com os conceitos de segurança marítima.Esta análise será desenvolvida através de uma avaliação profunda e crítica de trabalhos de investigação anteriores, no âmbito dos estudos de segurança, a fim de procurar consistências ou visões contrárias. Os resultados revelaram que existe uma correlação das «tendências» das teorias das relações internacionais e os conceitos de segurança marítima aceites.

AB - O conceito de segurança marítima é frequentemente descrito como sendo abrangente e difuso. Em alguns casos, a sua conceptualização é em função do contexto ou dos atores em questão. Esta revisão da literatura tem como objetivo correlacionar os conceitos de segurança, enquadrados pelos debates das relações internacionais, com os conceitos de segurança marítima.Esta análise será desenvolvida através de uma avaliação profunda e crítica de trabalhos de investigação anteriores, no âmbito dos estudos de segurança, a fim de procurar consistências ou visões contrárias. Os resultados revelaram que existe uma correlação das «tendências» das teorias das relações internacionais e os conceitos de segurança marítima aceites.

KW - Segurança marítima

KW - estudos de segurança

KW - revisão da literatura

KW - Relações Internacionais

U2 - 10.23906/ri2018.57a02

DO - 10.23906/ri2018.57a02

M3 - Article

SP - 11

EP - 24

JO - R:I / Relações Internacionais

JF - R:I / Relações Internacionais

SN - 1645-9199

IS - 57

ER -