Manual de gestão transcultural de recursos humanos

Miguel Pina Cunha, Arménio Rego

Research output: Book/ReportBook

Abstract

A internacionalização das empresas e a globalização têm como, consequência a necessidade de adaptar práticas de liderança/gestão aos diferentes contextos culturais. Não se gere/lidera do mesmo modo em Portugal, na China ou na Suécia. Uma equipa constituída apenas por portugueses requer práticas de liderança diferentes das indicadas para uma equipa constituída apenas por chineses ou por uma mescla de portugueses, franceses e norte-americanos. A actuação na arena global coloca desafios à gestão de pessoas que não ocorrem em contexto simplesmente nacional (e.g., expatriação). Quantas pessoas e empresas bem sucedidas no seu país de origem fracassam no estrangeiro?! Este livro ajuda as empresas, os gestores, os académicos e os estudantes a compreender estes desafios - e apresenta-lhes abundantes linhas de acção, apoiadas em ilustrações práticas. Os principais temas estão organizados nos seguintes capítulos: Gerindo a aldeia global e o mosaico cultural Caracterizar o mosaico cultural para compreender os requisitos da liderança transcultural Comunicar, gerir e liderar em diferentes culturas Práticas de GRH das multinacionais em diferentes contextos culturais O ajustamento sociocultural dos expatriados: choque e desempenho Políticas de expatriação e selecção de expatriados Preparar e desenvolver Gerir o desempenho, recompensar e repatriarNo CD de apoio, são também inseridos capítulos sobre a cultura e a gestão nos EUA, na Alemanha, na Rússia, no Japão e na China. É ainda facultado um vasto elenco de exercícios que podem ser usados em eventos formativos e apoiar decisões de gestão.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherEditora RH
Edition1
ISBN (Print)9789728871246
Publication statusPublished - 1 Jan 2009

Cite this

Cunha, M. P., & Rego, A. (2009). Manual de gestão transcultural de recursos humanos. (1 ed.) Lisboa: Editora RH.
Cunha, Miguel Pina ; Rego, Arménio. / Manual de gestão transcultural de recursos humanos. 1 ed. Lisboa : Editora RH, 2009.
@book{8fe260081b4c407c94f3646c9223b36e,
title = "Manual de gest{\~a}o transcultural de recursos humanos",
abstract = "A internacionaliza{\cc}{\~a}o das empresas e a globaliza{\cc}{\~a}o t{\^e}m como, consequ{\^e}ncia a necessidade de adaptar pr{\'a}ticas de lideran{\cc}a/gest{\~a}o aos diferentes contextos culturais. N{\~a}o se gere/lidera do mesmo modo em Portugal, na China ou na Su{\'e}cia. Uma equipa constitu{\'i}da apenas por portugueses requer pr{\'a}ticas de lideran{\cc}a diferentes das indicadas para uma equipa constitu{\'i}da apenas por chineses ou por uma mescla de portugueses, franceses e norte-americanos. A actua{\cc}{\~a}o na arena global coloca desafios {\`a} gest{\~a}o de pessoas que n{\~a}o ocorrem em contexto simplesmente nacional (e.g., expatria{\cc}{\~a}o). Quantas pessoas e empresas bem sucedidas no seu pa{\'i}s de origem fracassam no estrangeiro?! Este livro ajuda as empresas, os gestores, os acad{\'e}micos e os estudantes a compreender estes desafios - e apresenta-lhes abundantes linhas de ac{\cc}{\~a}o, apoiadas em ilustra{\cc}{\~o}es pr{\'a}ticas. Os principais temas est{\~a}o organizados nos seguintes cap{\'i}tulos: Gerindo a aldeia global e o mosaico cultural Caracterizar o mosaico cultural para compreender os requisitos da lideran{\cc}a transcultural Comunicar, gerir e liderar em diferentes culturas Pr{\'a}ticas de GRH das multinacionais em diferentes contextos culturais O ajustamento sociocultural dos expatriados: choque e desempenho Pol{\'i}ticas de expatria{\cc}{\~a}o e selec{\cc}{\~a}o de expatriados Preparar e desenvolver Gerir o desempenho, recompensar e repatriarNo CD de apoio, s{\~a}o tamb{\'e}m inseridos cap{\'i}tulos sobre a cultura e a gest{\~a}o nos EUA, na Alemanha, na R{\'u}ssia, no Jap{\~a}o e na China. {\'E} ainda facultado um vasto elenco de exerc{\'i}cios que podem ser usados em eventos formativos e apoiar decis{\~o}es de gest{\~a}o.",
author = "Cunha, {Miguel Pina} and Arm{\'e}nio Rego",
year = "2009",
month = "1",
day = "1",
language = "Portuguese",
isbn = "9789728871246",
publisher = "Editora RH",
edition = "1",

}

Cunha, MP & Rego, A 2009, Manual de gestão transcultural de recursos humanos. 1 edn, Editora RH, Lisboa.

Manual de gestão transcultural de recursos humanos. / Cunha, Miguel Pina; Rego, Arménio.

1 ed. Lisboa : Editora RH, 2009.

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - Manual de gestão transcultural de recursos humanos

AU - Cunha, Miguel Pina

AU - Rego, Arménio

PY - 2009/1/1

Y1 - 2009/1/1

N2 - A internacionalização das empresas e a globalização têm como, consequência a necessidade de adaptar práticas de liderança/gestão aos diferentes contextos culturais. Não se gere/lidera do mesmo modo em Portugal, na China ou na Suécia. Uma equipa constituída apenas por portugueses requer práticas de liderança diferentes das indicadas para uma equipa constituída apenas por chineses ou por uma mescla de portugueses, franceses e norte-americanos. A actuação na arena global coloca desafios à gestão de pessoas que não ocorrem em contexto simplesmente nacional (e.g., expatriação). Quantas pessoas e empresas bem sucedidas no seu país de origem fracassam no estrangeiro?! Este livro ajuda as empresas, os gestores, os académicos e os estudantes a compreender estes desafios - e apresenta-lhes abundantes linhas de acção, apoiadas em ilustrações práticas. Os principais temas estão organizados nos seguintes capítulos: Gerindo a aldeia global e o mosaico cultural Caracterizar o mosaico cultural para compreender os requisitos da liderança transcultural Comunicar, gerir e liderar em diferentes culturas Práticas de GRH das multinacionais em diferentes contextos culturais O ajustamento sociocultural dos expatriados: choque e desempenho Políticas de expatriação e selecção de expatriados Preparar e desenvolver Gerir o desempenho, recompensar e repatriarNo CD de apoio, são também inseridos capítulos sobre a cultura e a gestão nos EUA, na Alemanha, na Rússia, no Japão e na China. É ainda facultado um vasto elenco de exercícios que podem ser usados em eventos formativos e apoiar decisões de gestão.

AB - A internacionalização das empresas e a globalização têm como, consequência a necessidade de adaptar práticas de liderança/gestão aos diferentes contextos culturais. Não se gere/lidera do mesmo modo em Portugal, na China ou na Suécia. Uma equipa constituída apenas por portugueses requer práticas de liderança diferentes das indicadas para uma equipa constituída apenas por chineses ou por uma mescla de portugueses, franceses e norte-americanos. A actuação na arena global coloca desafios à gestão de pessoas que não ocorrem em contexto simplesmente nacional (e.g., expatriação). Quantas pessoas e empresas bem sucedidas no seu país de origem fracassam no estrangeiro?! Este livro ajuda as empresas, os gestores, os académicos e os estudantes a compreender estes desafios - e apresenta-lhes abundantes linhas de acção, apoiadas em ilustrações práticas. Os principais temas estão organizados nos seguintes capítulos: Gerindo a aldeia global e o mosaico cultural Caracterizar o mosaico cultural para compreender os requisitos da liderança transcultural Comunicar, gerir e liderar em diferentes culturas Práticas de GRH das multinacionais em diferentes contextos culturais O ajustamento sociocultural dos expatriados: choque e desempenho Políticas de expatriação e selecção de expatriados Preparar e desenvolver Gerir o desempenho, recompensar e repatriarNo CD de apoio, são também inseridos capítulos sobre a cultura e a gestão nos EUA, na Alemanha, na Rússia, no Japão e na China. É ainda facultado um vasto elenco de exercícios que podem ser usados em eventos formativos e apoiar decisões de gestão.

M3 - Book

SN - 9789728871246

BT - Manual de gestão transcultural de recursos humanos

PB - Editora RH

CY - Lisboa

ER -

Cunha MP, Rego A. Manual de gestão transcultural de recursos humanos. 1 ed. Lisboa: Editora RH, 2009.