'Mantas, Cortinados, Puxadores, Música’: a venda de compilações musicais em lojas de artigos de decoração para o lar.

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

Em 1978, Brian Eno propõe um tipo de comunicação sonora, à qual chama ambient music. As composições inscritas neste conceito têm a intenção de interagir com o sítio para o qual foram compostas, passando a fazer parte do ambiente, no sentido de atmosfera, envolvência, como é exemplo Music for Airports (Eno 2015). Numa vertente comercial, e ainda antes da proposta de Eno, surge o conceito de muzak, vulgarmente conhecido como música de elevador, criado com a finalidade de produzir música para publicidade, anúncios de serviço público e empresas e usada em vários espaços como lojas, elevadores ou escritórios como forma de manter o ‘conforto auditivo’, mas também de aumentar a produtividade laboral ou apelar ao consumo (DeNora 2004; Lanza 2007; Oxford 2015b). Independentemente do seu valor artístico, tanto a ambiente music como o muzak são concebidos para a construir e controlar espaços públicos, chegando em simultâneo a uma massa significativa de pessoas (idem).
Relativamente ao espaço privado doméstico, o controle e a construção sonora com recurso a música faz-se a partir de escolhas individuais recorrendo à coleção pessoal de discos de cada um ou a plataformas como o youtube ou o spotify. Porém a loja ZARA HOME – que se dedica à comercialização de artigos de decoração e nos fornece pistas sobre a forma como devemos configurar o nosso espaço doméstico – disponibiliza aos seus clientes compilações musicais, em formato CD, especificamente concebidas para serem utilizadas em casa, na construção do quotidiano doméstico e do espaço privado.
Pretendo nesta comunicação analisar estes produtos, identificando as estruturas musicais que são utilizadas e de que forma se articulam com os discursos presentes nos títulos e nas descrições destas compilações, para colaborarem na construção multissensorial do espaço doméstico.
Original languagePortuguese
Pages45-45
Number of pages1
Publication statusPublished - Nov 2018
EventENIM 2018 – VIII Encontro de Investigação em Música - Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal
Duration: 8 Nov 201810 Nov 2018

Conference

ConferenceENIM 2018 – VIII Encontro de Investigação em Música
CountryPortugal
CityPorto
Period8/11/1810/11/18

Keywords

  • Ambiente sonoro
  • Música ambiente
  • Muzak
  • Público/privado
  • Quotidiano doméstico

Cite this