Música Tradicional da Beira Baixa:

Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musica

Nuno Miguel Pinto Pinheiro, Luísa Correia Castilho, Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão

Research output: Contribution to conferenceAbstract

6 Downloads (Pure)

Abstract

A presente investigação incide sobre a utilização das canções tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido. As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer benefícios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo.
Original languagePortuguese
Pages148-149
Number of pages2
Publication statusPublished - 2018
EventEIMAD - Encontro de Investigação em Música, Artes e Design - Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal
Duration: 22 Feb 201824 Feb 2018

Conference

ConferenceEIMAD - Encontro de Investigação em Música, Artes e Design
CountryPortugal
CityCastelo Branco
Period22/02/1824/02/18

Keywords

  • Prática de Ensino Supervisionada
  • Formação Musical
  • Canção tradicional
  • Beira Baixa

Cite this

Pinto Pinheiro, N. M., Correia Castilho, L., & Simões da Paixão, M. D. F. C. (2018). Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musica. 148-149. Abstract from EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, Castelo Branco, Portugal.
Pinto Pinheiro, Nuno Miguel ; Correia Castilho, Luísa ; Simões da Paixão, Maria de Fátima Carmona. / Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musica. Abstract from EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, Castelo Branco, Portugal.2 p.
@conference{2760384ed5724cbe9ef429075c9f1a0b,
title = "M{\'u}sica Tradicional da Beira Baixa:: Aplica{\cc}{\~a}o e Contributos no Ensino da Forma{\cc}{\~a}o Musica",
abstract = "A presente investigação incide sobre a utilização das canções tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido. As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer benefícios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo.",
keywords = "Pr{\'a}tica de Ensino Supervisionada, Forma{\cc}{\~a}o Musical, Can{\cc}{\~a}o tradicional, Beira Baixa",
author = "{Pinto Pinheiro}, {Nuno Miguel} and {Correia Castilho}, Lu{\'i}sa and {Sim{\~o}es da Paix{\~a}o}, {Maria de F{\'a}tima Carmona}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013; null ; Conference date: 22-02-2018 Through 24-02-2018",
year = "2018",
language = "Portuguese",
pages = "148--149",

}

Pinto Pinheiro, NM, Correia Castilho, L & Simões da Paixão, MDFC 2018, 'Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musica' EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, Castelo Branco, Portugal, 22/02/18 - 24/02/18, pp. 148-149.

Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musica. / Pinto Pinheiro, Nuno Miguel; Correia Castilho, Luísa; Simões da Paixão, Maria de Fátima Carmona.

2018. 148-149 Abstract from EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, Castelo Branco, Portugal.

Research output: Contribution to conferenceAbstract

TY - CONF

T1 - Música Tradicional da Beira Baixa:

T2 - Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musica

AU - Pinto Pinheiro, Nuno Miguel

AU - Correia Castilho, Luísa

AU - Simões da Paixão, Maria de Fátima Carmona

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - A presente investigação incide sobre a utilização das canções tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido. As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer benefícios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo.

AB - A presente investigação incide sobre a utilização das canções tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido. As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer benefícios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo.

KW - Prática de Ensino Supervisionada

KW - Formação Musical

KW - Canção tradicional

KW - Beira Baixa

M3 - Abstract

SP - 148

EP - 149

ER -

Pinto Pinheiro NM, Correia Castilho L, Simões da Paixão MDFC. Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musica. 2018. Abstract from EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, Castelo Branco, Portugal.