Música e política em Lisboa nos anos do pós-guerra: os concertos da Orquestra Sinfónica de Lisboa no Teatro Politeama (1920-1925)

Research output: Contribution to conferenceAbstractpeer-review

30 Downloads (Pure)

Abstract

Entre as várias séries de concertos sinfónicos que surgiram em Lisboa nas décadas de 1910 e 1920, destacou-se aquela organizada no Teatro Politeama, que entre 1920 e 1925 decorreu sob a direcção de Joaquim Fernandes Fão. Desde o início dessa década, o percurso das instituições sinfónicas existentes estava a ser marcado por uma nova e vigorosa vaga de florescimento, decorrente de transformações económicas e sociais que ocorriam no pós-guerra, o que proporcionou a concretização de diversas iniciativas de relevo no domínio musical. Não menos importante, por outro lado, foi o modo como essas instituições continuaram a ver-se envolvidas na luta política e ideológica que, tal como no decénio anterior, mantinha a sua preponderância sobre o campo cultural, agora num quadro em que se assistia a um processo de radicalização de posições. É precisamente esse quadro que esta comunicação se propõe abordar, considerando os concertos da Orquestra Sinfónica de Lisboa no Teatro Politeama durante o período referido e dando ênfase em particular às relações que é possível identificar com o domínio politico-ideológico, no sentido de avaliar o modo como a actividade sinfónica em causa se constituía também como modo de legitimação de determinadas posições nesse campo.
Original languagePortuguese
Pages1
Number of pages1
Publication statusPublished - 2023
EventXI Seminário “Música, Teoria Crítica e Comunicação” 2023 - CESEM (NOVA FCSH), Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal
Duration: 15 Jun 202316 Jun 2023

Conference

ConferenceXI Seminário “Música, Teoria Crítica e Comunicação” 2023
Country/TerritoryPortugal
CityLisboa
Period15/06/2316/06/23

Cite this