Método Canguru

A Importância da Voz Materna em Bebés Vulneráveis

Research output: Contribution to conferenceOther

Abstract

Uma das preocupações nos cuidados neonatais é gerir o equilíbrio entre os sistemas de regulação fisiológica e de interação neuro-comportamental do bebé vulnerável durante a hospitalização. O método canguru tem-se evidenciado uma medida eficaz com resultados positivos na regulação fisiológica e comportamental do bebé pré-termo e no envolvimento parental nos cuidados neonatais. É em situação de contacto pele-a-pele que melhor se promove a estimulação multimodal e onde emergem as trocas vocais e de intimidade afetiva nas díades, incentivando o papel dos pais como parceiros interlocutores privilegiados nos cuidados prestados ao recém-nascido pré-termo. Apesar do incentivo para a interação vocal nos cuidados prestados ao bebé pré-termo poucos estudos se têm debruçado acerca da observação empírica das trocas vocais de díades pré-termo. Nesta comunicação faremos referência ao protocolo de um estudo de observação das interações vocais de 36 díades pré-termo filmadas nas condições da voz materna falada vs cantada durante o método canguru em contacto visual. A apresentação será ilustrada por excertos de filmagens.

Conferência integrada no Painel – A vulnerabilidade na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais – Que Respostas?
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 10 Nov 2017
EventIII Encontro de Enfermeiros de Neonatologia da Área de Lisboa: Cuidar para o Neurodesenvolvimento na Vulnerabilidade - ESEL, Lisbon, Portugal
Duration: 10 Nov 201710 Nov 2017
Conference number: A vulnerabilidade na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais – Que Respostas?

Conference

ConferenceIII Encontro de Enfermeiros de Neonatologia da Área de Lisboa
CountryPortugal
CityLisbon
Period10/11/1710/11/17

Keywords

  • Método Kanguru
  • Psicologia
  • Musicoterapia

Cite this

Carvalho, M. E. S., & Duarte, S. (2017). Método Canguru: A Importância da Voz Materna em Bebés Vulneráveis. III Encontro de Enfermeiros de Neonatologia da Área de Lisboa, Lisbon, Portugal.
Carvalho, Maria Eduarda Salgado ; Duarte, Silvia. / Método Canguru : A Importância da Voz Materna em Bebés Vulneráveis. III Encontro de Enfermeiros de Neonatologia da Área de Lisboa, Lisbon, Portugal.
@conference{f0990686fe67479c9e320ca1d9e766d4,
title = "M{\'e}todo Canguru: A Import{\^a}ncia da Voz Materna em Beb{\'e}s Vulner{\'a}veis",
abstract = "Uma das preocupa{\cc}{\~o}es nos cuidados neonatais {\'e} gerir o equil{\'i}brio entre os sistemas de regula{\cc}{\~a}o fisiol{\'o}gica e de intera{\cc}{\~a}o neuro-comportamental do beb{\'e} vulner{\'a}vel durante a hospitaliza{\cc}{\~a}o. O m{\'e}todo canguru tem-se evidenciado uma medida eficaz com resultados positivos na regula{\cc}{\~a}o fisiol{\'o}gica e comportamental do beb{\'e} pr{\'e}-termo e no envolvimento parental nos cuidados neonatais. {\'E} em situa{\cc}{\~a}o de contacto pele-a-pele que melhor se promove a estimula{\cc}{\~a}o multimodal e onde emergem as trocas vocais e de intimidade afetiva nas d{\'i}ades, incentivando o papel dos pais como parceiros interlocutores privilegiados nos cuidados prestados ao rec{\'e}m-nascido pr{\'e}-termo. Apesar do incentivo para a intera{\cc}{\~a}o vocal nos cuidados prestados ao beb{\'e} pr{\'e}-termo poucos estudos se t{\^e}m debru{\cc}ado acerca da observa{\cc}{\~a}o emp{\'i}rica das trocas vocais de d{\'i}ades pr{\'e}-termo. Nesta comunica{\cc}{\~a}o faremos refer{\^e}ncia ao protocolo de um estudo de observa{\cc}{\~a}o das intera{\cc}{\~o}es vocais de 36 d{\'i}ades pr{\'e}-termo filmadas nas condi{\cc}{\~o}es da voz materna falada vs cantada durante o m{\'e}todo canguru em contacto visual. A apresenta{\cc}{\~a}o ser{\'a} ilustrada por excertos de filmagens.Confer{\^e}ncia integrada no Painel – A vulnerabilidade na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais – Que Respostas?",
keywords = "M{\'e}todo Kanguru, Psicologia , Musicoterapia",
author = "Carvalho, {Maria Eduarda Salgado} and Silvia Duarte",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013; null ; Conference date: 10-11-2017 Through 10-11-2017",
year = "2017",
month = "11",
day = "10",
language = "Portuguese",

}

Carvalho, MES & Duarte, S 2017, 'Método Canguru: A Importância da Voz Materna em Bebés Vulneráveis' III Encontro de Enfermeiros de Neonatologia da Área de Lisboa, Lisbon, Portugal, 10/11/17 - 10/11/17, .

Método Canguru : A Importância da Voz Materna em Bebés Vulneráveis. / Carvalho, Maria Eduarda Salgado; Duarte, Silvia.

2017. III Encontro de Enfermeiros de Neonatologia da Área de Lisboa, Lisbon, Portugal.

Research output: Contribution to conferenceOther

TY - CONF

T1 - Método Canguru

T2 - A Importância da Voz Materna em Bebés Vulneráveis

AU - Carvalho, Maria Eduarda Salgado

AU - Duarte, Silvia

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013

PY - 2017/11/10

Y1 - 2017/11/10

N2 - Uma das preocupações nos cuidados neonatais é gerir o equilíbrio entre os sistemas de regulação fisiológica e de interação neuro-comportamental do bebé vulnerável durante a hospitalização. O método canguru tem-se evidenciado uma medida eficaz com resultados positivos na regulação fisiológica e comportamental do bebé pré-termo e no envolvimento parental nos cuidados neonatais. É em situação de contacto pele-a-pele que melhor se promove a estimulação multimodal e onde emergem as trocas vocais e de intimidade afetiva nas díades, incentivando o papel dos pais como parceiros interlocutores privilegiados nos cuidados prestados ao recém-nascido pré-termo. Apesar do incentivo para a interação vocal nos cuidados prestados ao bebé pré-termo poucos estudos se têm debruçado acerca da observação empírica das trocas vocais de díades pré-termo. Nesta comunicação faremos referência ao protocolo de um estudo de observação das interações vocais de 36 díades pré-termo filmadas nas condições da voz materna falada vs cantada durante o método canguru em contacto visual. A apresentação será ilustrada por excertos de filmagens.Conferência integrada no Painel – A vulnerabilidade na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais – Que Respostas?

AB - Uma das preocupações nos cuidados neonatais é gerir o equilíbrio entre os sistemas de regulação fisiológica e de interação neuro-comportamental do bebé vulnerável durante a hospitalização. O método canguru tem-se evidenciado uma medida eficaz com resultados positivos na regulação fisiológica e comportamental do bebé pré-termo e no envolvimento parental nos cuidados neonatais. É em situação de contacto pele-a-pele que melhor se promove a estimulação multimodal e onde emergem as trocas vocais e de intimidade afetiva nas díades, incentivando o papel dos pais como parceiros interlocutores privilegiados nos cuidados prestados ao recém-nascido pré-termo. Apesar do incentivo para a interação vocal nos cuidados prestados ao bebé pré-termo poucos estudos se têm debruçado acerca da observação empírica das trocas vocais de díades pré-termo. Nesta comunicação faremos referência ao protocolo de um estudo de observação das interações vocais de 36 díades pré-termo filmadas nas condições da voz materna falada vs cantada durante o método canguru em contacto visual. A apresentação será ilustrada por excertos de filmagens.Conferência integrada no Painel – A vulnerabilidade na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais – Que Respostas?

KW - Método Kanguru

KW - Psicologia

KW - Musicoterapia

M3 - Other

ER -

Carvalho MES, Duarte S. Método Canguru: A Importância da Voz Materna em Bebés Vulneráveis. 2017. III Encontro de Enfermeiros de Neonatologia da Área de Lisboa, Lisbon, Portugal.