Jornalismo cultural

A evolução da Cultura no Diário de Notícias entre os anos 2000 e 2010

Research output: Contribution to conferencePaper

Abstract

Como parte do projeto Cultura na Primeira Página, financiado pela FCT, esta pesquisa propõe o desenvolvimento de uma profunda análise em um dos principais jornais portugueses: Diário de Notícias. O objetivo é identificar e analisar nas primeiras páginas que contenham algum tema relacionado com Cultura e verificar como esta informação é tratada nas páginas interiores do jornal. Essa pesquisa empírica analisou a primeira década do século XXI: os anos 2000 e 2010.
Para isso, coletamos dados dos arquivos do jornal, para que fosse possível quantificar as primeiras páginas, suplementos especializados, para além dos recursos humanos e materiais investidos na cobertura cultural. A abordagem metodológica foi essencial para responder as seguintes questões, nomeadamente: a) qual foi o impacto das mudanças no modelo de jornalismo cultural em Portugal durante os anos 2000 e 2010? b) de que forma o jornalismo cultural evoluiu levando em consideração as mudanças nos media, na economia e no ambiente social português? Concluímos que mesmo considerando
as mudanças mediáticas, económicas e sociais, o que podemos concluir é que a cultura, tanto em 2000 como em 2010, teve espaço neste veículo de comunicação e esteve presente na primeira página juntamente com outras temáticas de destaque.
Original languagePortuguese
Pages130-133
Number of pages4
Publication statusPublished - 2013
EventViii Congresso da SOPCOM -
Duration: 1 Jan 2013 → …

Conference

ConferenceViii Congresso da SOPCOM
Period1/01/13 → …

Keywords

  • Jornalismo
  • Cultura
  • Diário de Notícias

Cite this

@conference{bed65d4b960a41a8b7f193727c176858,
title = "Jornalismo cultural: A evolu{\cc}{\~a}o da Cultura no Di{\'a}rio de Not{\'i}cias entre os anos 2000 e 2010",
abstract = "Como parte do projeto Cultura na Primeira P{\'a}gina, financiado pela FCT, esta pesquisa prop{\~o}e o desenvolvimento de uma profunda an{\'a}lise em um dos principais jornais portugueses: Di{\'a}rio de Not{\'i}cias. O objetivo {\'e} identificar e analisar nas primeiras p{\'a}ginas que contenham algum tema relacionado com Cultura e verificar como esta informa{\cc}{\~a}o {\'e} tratada nas p{\'a}ginas interiores do jornal. Essa pesquisa emp{\'i}rica analisou a primeira d{\'e}cada do s{\'e}culo XXI: os anos 2000 e 2010.Para isso, coletamos dados dos arquivos do jornal, para que fosse poss{\'i}vel quantificar as primeiras p{\'a}ginas, suplementos especializados, para al{\'e}m dos recursos humanos e materiais investidos na cobertura cultural. A abordagem metodol{\'o}gica foi essencial para responder as seguintes quest{\~o}es, nomeadamente: a) qual foi o impacto das mudan{\cc}as no modelo de jornalismo cultural em Portugal durante os anos 2000 e 2010? b) de que forma o jornalismo cultural evoluiu levando em considera{\cc}{\~a}o as mudan{\cc}as nos media, na economia e no ambiente social portugu{\^e}s? Conclu{\'i}mos que mesmo considerandoas mudan{\cc}as medi{\'a}ticas, econ{\'o}micas e sociais, o que podemos concluir {\'e} que a cultura, tanto em 2000 como em 2010, teve espa{\cc}o neste ve{\'i}culo de comunica{\cc}{\~a}o e esteve presente na primeira p{\'a}gina juntamente com outras tem{\'a}ticas de destaque.",
keywords = "Jornalismo, Cultura, Di{\'a}rio de Not{\'i}cias",
author = "Celiana Azevedo",
year = "2013",
language = "Portuguese",
pages = "130--133",
note = "null ; Conference date: 01-01-2013",

}

Azevedo, C 2013, 'Jornalismo cultural: A evolução da Cultura no Diário de Notícias entre os anos 2000 e 2010' Paper presented at Viii Congresso da SOPCOM, 1/01/13, pp. 130-133.

Jornalismo cultural : A evolução da Cultura no Diário de Notícias entre os anos 2000 e 2010. / Azevedo, Celiana.

2013. 130-133 Paper presented at Viii Congresso da SOPCOM, .

Research output: Contribution to conferencePaper

TY - CONF

T1 - Jornalismo cultural

T2 - A evolução da Cultura no Diário de Notícias entre os anos 2000 e 2010

AU - Azevedo, Celiana

PY - 2013

Y1 - 2013

N2 - Como parte do projeto Cultura na Primeira Página, financiado pela FCT, esta pesquisa propõe o desenvolvimento de uma profunda análise em um dos principais jornais portugueses: Diário de Notícias. O objetivo é identificar e analisar nas primeiras páginas que contenham algum tema relacionado com Cultura e verificar como esta informação é tratada nas páginas interiores do jornal. Essa pesquisa empírica analisou a primeira década do século XXI: os anos 2000 e 2010.Para isso, coletamos dados dos arquivos do jornal, para que fosse possível quantificar as primeiras páginas, suplementos especializados, para além dos recursos humanos e materiais investidos na cobertura cultural. A abordagem metodológica foi essencial para responder as seguintes questões, nomeadamente: a) qual foi o impacto das mudanças no modelo de jornalismo cultural em Portugal durante os anos 2000 e 2010? b) de que forma o jornalismo cultural evoluiu levando em consideração as mudanças nos media, na economia e no ambiente social português? Concluímos que mesmo considerandoas mudanças mediáticas, económicas e sociais, o que podemos concluir é que a cultura, tanto em 2000 como em 2010, teve espaço neste veículo de comunicação e esteve presente na primeira página juntamente com outras temáticas de destaque.

AB - Como parte do projeto Cultura na Primeira Página, financiado pela FCT, esta pesquisa propõe o desenvolvimento de uma profunda análise em um dos principais jornais portugueses: Diário de Notícias. O objetivo é identificar e analisar nas primeiras páginas que contenham algum tema relacionado com Cultura e verificar como esta informação é tratada nas páginas interiores do jornal. Essa pesquisa empírica analisou a primeira década do século XXI: os anos 2000 e 2010.Para isso, coletamos dados dos arquivos do jornal, para que fosse possível quantificar as primeiras páginas, suplementos especializados, para além dos recursos humanos e materiais investidos na cobertura cultural. A abordagem metodológica foi essencial para responder as seguintes questões, nomeadamente: a) qual foi o impacto das mudanças no modelo de jornalismo cultural em Portugal durante os anos 2000 e 2010? b) de que forma o jornalismo cultural evoluiu levando em consideração as mudanças nos media, na economia e no ambiente social português? Concluímos que mesmo considerandoas mudanças mediáticas, económicas e sociais, o que podemos concluir é que a cultura, tanto em 2000 como em 2010, teve espaço neste veículo de comunicação e esteve presente na primeira página juntamente com outras temáticas de destaque.

KW - Jornalismo

KW - Cultura

KW - Diário de Notícias

M3 - Paper

SP - 130

EP - 133

ER -