‘It almost smells like coffee and feels like a hot mug in my hands’: os sons da cozinha na construção de modelos de comunicação audiovisual

Research output: Contribution to conferenceAbstract

1 Downloads (Pure)

Abstract

Todos os anos a empresa Ikea lança um catálogo onde divulga os seus produtos para o espaço doméstico. Em 2016, esse catálogo, foi construído em torno da comida e da cozinha como o centro de qualquer casa (Ikea 2016). Sarah Pink defende que as práticas quotidianas convergem todas nesta divisão e que esta é um espaço multissensorial e um cenário para a construção da identidade, por estar associada a um conjunto de atividades que envolvem destreza, saberes, moral, desejos, sociabilidades e sensações (Pink 2012).
Na plataforma YouTube são partilhados vídeos que se inscrevem num modelo de comunicação audiovisual conhecido como ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response). Estes vídeos podem passar-se nos mais diversos cenários, mas, para que sejam considerados vídeos de ASMR, é preciso que tenham um trigger (gatilho): som que provoca a resposta sensorial pretendida - prazer, relaxamento, calma, sonolência. Os triggers mais comuns são sussurros, falar com voz suave, bater com as unhas numa mesa, sons de respiração ou sons de mastigação (Young e Blansert 2015). No entanto, alguns destes vídeos são construídos com recurso a sons produzidos na cozinha, desencadeados pelas tarefas domésticas associadas a este espaço.
Proponho nesta comunicação, além de mostrar exemplos deste modelo de comunicação, explorar a forma como estes produtos audiovisuais, construídos a partir do universo sonoro da cozinha, são utilizados no quotidiano doméstico.
Original languagePortuguese
Pages112-113
Number of pages2
Publication statusPublished - 2019
EventI Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades - Poderes do Som - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brazil
Duration: 5 Jun 20197 Jun 2019
Conference number: I
https://www.sonoridades.net/

Conference

ConferenceI Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades - Poderes do Som
Abbreviated titleI CIPS
CountryBrazil
CityFlorianópolis
Period5/06/197/06/19
Internet address

Keywords

  • ambiente sonoro
  • YouTube
  • quotidiano doméstico
  • ASMR
  • Conteúdo audiovisual

Cite this