Investigação em História local como ferramenta pedagógica no ensino superior: «Dossiê de memórias Feira de Sant’Iago»

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

2 Downloads (Pure)

Abstract

Neste texto apresenta-se uma prática pedagógica que tem como objetivo potenciar experiências de investigação e de formação aos/às estudantes da ESE-IPS nas áreas da História e Património, numa relação ativa com as comunidades e as memórias coletivas. A História local é espaço de interseção entre História e memória e um palco privilegiado para o envolvimento das comunidades com o território e a memória coletiva. Assumindo-se o local como referente para a apropriação do passado dos territórios e das gentes, mas também para a projeção futura das comunidades, o projeto «Dossiê de Memórias Feira de Sant’Iago» propõe desafiar estudantes do ensino superior a conceberem a investigação como potenciadora de conhecimento e de envolvimento comunitário. Baseada na pesquisa em periódicos locais e na recolha de história oral sobre a Feira de Sant’Iago (Setúbal) procura-se que se adquiram competências de investigação, mas, também, conhecimentos acerca da sociedade setubalense e da significância de uma práxis comunitária cíclica que, ao acontecer desde 1582, reflete evoluções históricas, sociais e culturais.
Original languagePortuguese
Title of host publicationLivro de Atas do seminário "Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais"
EditorsAna Maria Boavida , Ana Maria Pessoa, António Vasconcelos, Carla Cibele Figueiredo, Fernando Santos, Maria José Freire, Maria Leonor Saraiva, Miguel Figueiredo, Orlando César, Pedro Felício, Sofia Figueira
Place of PublicationSetúbal
PublisherInstituto Politécnico de Setúbal
Pages28–36
Number of pages9
ISBN (Print)978-989-53236-1-6
Publication statusPublished - 2021
EventDar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento
e práticas profissionais
- , Portugal
Duration: 5 Mar 20216 Mar 2021

Seminar

SeminarDar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento
e práticas profissionais
CountryPortugal
Period5/03/216/03/21

Keywords

  • Feira Sant’Iago
  • História local
  • Memória coletiva
  • Prática pedagógica
  • Setúbal

Cite this