Inventário AHU_Baleias_Brasil

Research output: Non-textual formDigital or Visual Products

1 Downloads (Pure)

Abstract

O Inventário AHU_Baleias_Brasil surge na sequência da Tese de Doutoramento A taxonomia da baleação portuguesa entre os séculos XV e XVIII: Uma história atlântica do mar, das baleias e das pessoas da autoria de Nina Vieira, investigadora do CHAM-Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e atual coordenadora da linha de investigação temática “História Ambiental e o Mar” do mesmo Centro.
A caça de baleias no Brasil moderno foi um monopólio régio entre 1614 e 1801, com importância económica, social, cultural e ambiental e que neste estudo foi abordado das perspetivas da História da Expansão Portuguesa e da História Ambiental Marinha.
O maior acervo documental utilizado neste estudo foi proveniente do Arquivo Histórico Ultramarino, através do Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco, disponível em linha (http://resgate.bn.br/docreader/docmulti.aspx?bib=resgate). Daqui resultou a identificação e compilação de fontes documentais, sistematizadas no presente Inventário, num total de 444 documentos, maioritariamente manuscritos, com referência a baleias e/ou à baleação, e que incluem consultas do Conselho Ultramarino, correspondência, ofícios, petições, ordens régias, entre outros. Estas fontes abarcam o período entre 1613 e 1821 e incluem-se nos acervos referentes às antigas capitanias de Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, e ainda no acervo Brasil Geral, Colónia de Sacramento e Rio da Prata, e Códices.
Esta ferramenta de base para investigações futuras sobre a temática é um produto resultante dos trabalhos realizados no âmbito do projeto “CONCHA- The construction of early modern global Cities and oceanic networks in the Atlantic: An approach via Ocean’s Cultural Heritage” (EU H2020-MSCA-RISE-2017, GA N. 777998) (http://www.cham.fcsh.unl.pt/ext/concha/), e da Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos” (http://www.cham.fcsh.unl.pt/ext/catedra/index.html).
Original languagePortuguese
Media of outputOnline
Publication statusPublished - 2020

Cite this