Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade

Research output: Contribution to conferenceAbstract

2 Downloads (Pure)

Abstract

Nesta comunicação focar-nos-emos na análise de textos de carácter expositivo subordinados ao tema países, produzidos por alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de textos que cruzam duas áreas disciplinares – o Português e o Estudo do Meio – e que implicam a articulação entre a Leitura (pesquisa, seleção e tratamento de informação com vista à construção de conhecimento) e a Escrita (produção de texto expositivo). A análise incidirá na introdução e a conclusão dos textos e terá três objetivos: 1) identificar regularidades temáticas, estruturais e linguísticas; 2) analisar as relações estabelecidas entre a introdução e conclusão; 3) analisar as relações existentes entre o texto e o respetivo enunciado instrucional. Trata-se de um estudo exploratório, que tem como objeto de análise um corpus constituído por dezoito trabalhos produzidos por alunos de uma escola da grande Lisboa. De cunho predominantemente qualitativo e interpretativo e seguindo uma abordagem descendente (do global para o local), a análise segue o modelo de arquitetura textual proposto em Bronckart ([1997]1999) e releva a noção de plano de texto (Adam, 1999, 2008; Bronckart 1997, Gonçalves 2011). Os resultados permitirão concluir, entre outros aspetos, que: I) as introduções apresentam regularidades a nível temático (identificação/justificação do país selecionado), estrutural (estrutura bipartida ou tripartida) e enunciativa (implicação no discurso); as conclusões tendem a apresentar estrutura e conteúdo temático variáveis, apresentando, porém, semelhanças a nível enunciativo (momento privilegiado de implicação no discurso); II) entre a introdução e a conclusão, não são estabelecidas relações intertextuais (de ordem temática/associativa); III) a produção da introdução e conclusão surge como uma obrigação (necessidade de resposta à instrução dada), não explorando as potencialidades destas secções na construção do sentido global do texto.

Conference

ConferenceIX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas / III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar / ​IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Abbreviated titleIX LPPE | 3 LESE | IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
CountryPortugal
CityLisboa
Period6/07/187/07/18
Internet address

Keywords

  • texto expositivo
  • introdução
  • conclusão
  • construção de sentido

Cite this

Jorge, N. D. O., & Gonçalves, M. (2018). Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade. 22-23. Abstract from IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas / III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar / ​IV Jornadas Internacionais de Alfabetização, Lisboa, Portugal.
Jorge, Noémia de Oliveira ; Gonçalves, Matilde. / Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade. Abstract from IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas / III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar / ​IV Jornadas Internacionais de Alfabetização, Lisboa, Portugal.2 p.
@conference{976d0feb7c8e401e883910d2be2cc46a,
title = "Introdu{\cc}{\~o}es e conclus{\~o}es em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade",
abstract = "Nesta comunica{\cc}{\~a}o focar-nos-emos na an{\'a}lise de textos de car{\'a}cter expositivo subordinados ao tema pa{\'i}ses, produzidos por alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de textos que cruzam duas {\'a}reas disciplinares – o Portugu{\^e}s e o Estudo do Meio – e que implicam a articula{\cc}{\~a}o entre a Leitura (pesquisa, sele{\cc}{\~a}o e tratamento de informa{\cc}{\~a}o com vista {\`a} constru{\cc}{\~a}o de conhecimento) e a Escrita (produ{\cc}{\~a}o de texto expositivo). A an{\'a}lise incidir{\'a} na introdu{\cc}{\~a}o e a conclus{\~a}o dos textos e ter{\'a} tr{\^e}s objetivos: 1) identificar regularidades tem{\'a}ticas, estruturais e lingu{\'i}sticas; 2) analisar as rela{\cc}{\~o}es estabelecidas entre a introdu{\cc}{\~a}o e conclus{\~a}o; 3) analisar as rela{\cc}{\~o}es existentes entre o texto e o respetivo enunciado instrucional. Trata-se de um estudo explorat{\'o}rio, que tem como objeto de an{\'a}lise um corpus constitu{\'i}do por dezoito trabalhos produzidos por alunos de uma escola da grande Lisboa. De cunho predominantemente qualitativo e interpretativo e seguindo uma abordagem descendente (do global para o local), a an{\'a}lise segue o modelo de arquitetura textual proposto em Bronckart ([1997]1999) e releva a no{\cc}{\~a}o de plano de texto (Adam, 1999, 2008; Bronckart 1997, Gon{\cc}alves 2011). Os resultados permitir{\~a}o concluir, entre outros aspetos, que: I) as introdu{\cc}{\~o}es apresentam regularidades a n{\'i}vel tem{\'a}tico (identifica{\cc}{\~a}o/justifica{\cc}{\~a}o do pa{\'i}s selecionado), estrutural (estrutura bipartida ou tripartida) e enunciativa (implica{\cc}{\~a}o no discurso); as conclus{\~o}es tendem a apresentar estrutura e conte{\'u}do tem{\'a}tico vari{\'a}veis, apresentando, por{\'e}m, semelhan{\cc}as a n{\'i}vel enunciativo (momento privilegiado de implica{\cc}{\~a}o no discurso); II) entre a introdu{\cc}{\~a}o e a conclus{\~a}o, n{\~a}o s{\~a}o estabelecidas rela{\cc}{\~o}es intertextuais (de ordem tem{\'a}tica/associativa); III) a produ{\cc}{\~a}o da introdu{\cc}{\~a}o e conclus{\~a}o surge como uma obriga{\cc}{\~a}o (necessidade de resposta {\`a} instru{\cc}{\~a}o dada), n{\~a}o explorando as potencialidades destas sec{\cc}{\~o}es na constru{\cc}{\~a}o do sentido global do texto.",
keywords = "texto expositivo, introdu{\cc}{\~a}o, conclus{\~a}o, constru{\cc}{\~a}o de sentido",
author = "Jorge, {No{\'e}mia de Oliveira} and Matilde Gon{\cc}alves",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147316/PT# UID/LIN/03213/2013 ; null ; Conference date: 06-07-2018 Through 07-07-2018",
year = "2018",
language = "Portuguese",
pages = "22--23",
url = "https://www.eselx.ipl.pt/agenda/ix-lppe-3-lese-iv-jornadas-internacionais-de-alfabetizacao",

}

Jorge, NDO & Gonçalves, M 2018, 'Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade' IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas / III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar / ​IV Jornadas Internacionais de Alfabetização, Lisboa, Portugal, 6/07/18 - 7/07/18, pp. 22-23.

Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade. / Jorge, Noémia de Oliveira; Gonçalves, Matilde.

2018. 22-23 Abstract from IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas / III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar / ​IV Jornadas Internacionais de Alfabetização, Lisboa, Portugal.

Research output: Contribution to conferenceAbstract

TY - CONF

T1 - Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade

AU - Jorge, Noémia de Oliveira

AU - Gonçalves, Matilde

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147316/PT# UID/LIN/03213/2013

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - Nesta comunicação focar-nos-emos na análise de textos de carácter expositivo subordinados ao tema países, produzidos por alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de textos que cruzam duas áreas disciplinares – o Português e o Estudo do Meio – e que implicam a articulação entre a Leitura (pesquisa, seleção e tratamento de informação com vista à construção de conhecimento) e a Escrita (produção de texto expositivo). A análise incidirá na introdução e a conclusão dos textos e terá três objetivos: 1) identificar regularidades temáticas, estruturais e linguísticas; 2) analisar as relações estabelecidas entre a introdução e conclusão; 3) analisar as relações existentes entre o texto e o respetivo enunciado instrucional. Trata-se de um estudo exploratório, que tem como objeto de análise um corpus constituído por dezoito trabalhos produzidos por alunos de uma escola da grande Lisboa. De cunho predominantemente qualitativo e interpretativo e seguindo uma abordagem descendente (do global para o local), a análise segue o modelo de arquitetura textual proposto em Bronckart ([1997]1999) e releva a noção de plano de texto (Adam, 1999, 2008; Bronckart 1997, Gonçalves 2011). Os resultados permitirão concluir, entre outros aspetos, que: I) as introduções apresentam regularidades a nível temático (identificação/justificação do país selecionado), estrutural (estrutura bipartida ou tripartida) e enunciativa (implicação no discurso); as conclusões tendem a apresentar estrutura e conteúdo temático variáveis, apresentando, porém, semelhanças a nível enunciativo (momento privilegiado de implicação no discurso); II) entre a introdução e a conclusão, não são estabelecidas relações intertextuais (de ordem temática/associativa); III) a produção da introdução e conclusão surge como uma obrigação (necessidade de resposta à instrução dada), não explorando as potencialidades destas secções na construção do sentido global do texto.

AB - Nesta comunicação focar-nos-emos na análise de textos de carácter expositivo subordinados ao tema países, produzidos por alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de textos que cruzam duas áreas disciplinares – o Português e o Estudo do Meio – e que implicam a articulação entre a Leitura (pesquisa, seleção e tratamento de informação com vista à construção de conhecimento) e a Escrita (produção de texto expositivo). A análise incidirá na introdução e a conclusão dos textos e terá três objetivos: 1) identificar regularidades temáticas, estruturais e linguísticas; 2) analisar as relações estabelecidas entre a introdução e conclusão; 3) analisar as relações existentes entre o texto e o respetivo enunciado instrucional. Trata-se de um estudo exploratório, que tem como objeto de análise um corpus constituído por dezoito trabalhos produzidos por alunos de uma escola da grande Lisboa. De cunho predominantemente qualitativo e interpretativo e seguindo uma abordagem descendente (do global para o local), a análise segue o modelo de arquitetura textual proposto em Bronckart ([1997]1999) e releva a noção de plano de texto (Adam, 1999, 2008; Bronckart 1997, Gonçalves 2011). Os resultados permitirão concluir, entre outros aspetos, que: I) as introduções apresentam regularidades a nível temático (identificação/justificação do país selecionado), estrutural (estrutura bipartida ou tripartida) e enunciativa (implicação no discurso); as conclusões tendem a apresentar estrutura e conteúdo temático variáveis, apresentando, porém, semelhanças a nível enunciativo (momento privilegiado de implicação no discurso); II) entre a introdução e a conclusão, não são estabelecidas relações intertextuais (de ordem temática/associativa); III) a produção da introdução e conclusão surge como uma obrigação (necessidade de resposta à instrução dada), não explorando as potencialidades destas secções na construção do sentido global do texto.

KW - texto expositivo

KW - introdução

KW - conclusão

KW - construção de sentido

M3 - Abstract

SP - 22

EP - 23

ER -

Jorge NDO, Gonçalves M. Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade. 2018. Abstract from IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas / III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar / ​IV Jornadas Internacionais de Alfabetização, Lisboa, Portugal.